Sociedade

Webinar debate amanhã os resultados da cidade na luta contra a SIDA

  • Notícia

    Notícia

Filipa Brito

Nesta segunda-feira, decorre às 16 horas o webinar “Dia Mundial de Luta Contra a Sida: Solidariedade Global, Responsabilidade Partilhada”. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

A iniciativa, que acontece já amanhã, dia 30 de novembro, inscreve-se na estratégia "Porto, Cidade Sem Sida", que envolve a Câmara do Porto e várias outras entidades, e visa assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.

Neste webinar, para além de se debater doença, pretende-se dar a conhecer o trabalho que a cidade está a fazer, especialmente na área da prevenção, na sensibilização para o teste e na articulação entre as várias entidades ligadas a esta temática no combate à proliferação do vírus, na promoção dos cuidados de saúde e na inclusão de quem está infetado.

Recorde-se que o programa "Porto, Cidade Sem Sida" vai ao encontro da iniciativa Fast Track Cities - "Cidades na Via Rápida para Acabar com a Epidemia VIH", lançada em Paris em 2014, a 1 de dezembro (Dia Mundial de Luta contra a SIDA), com o objetivo de dar resposta à Agenda de Desenvolvimento Sustentado no que ao VIH/SIDA diz respeito: acabar com esta epidemia até 2030, abordando as causas de risco, vulnerabilidades e transmissão do vírus, colocando as pessoas no centro das respostas.

O Porto esteve entre as cidades subscritoras da Declaração de Paris, que se propõem a contribuir para o cumprimento das metas “90-90-90”: 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas; 90% das pessoas que sabem que estão infetadas estejam em tratamento; 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada.

Aos interessados, as inscrições para o webinar estão a decorrer através desta ligação (as vagas são limitadas).

Programa

16 horas Abertura
Maria José Santos | Coordenadora do Eixo III da Estratégia Porto, Cidade Sem Sida: Estratégias Combinadas de Prevenção e Coordenadora do Programa Regional do VIH da Administração Regional de Saúde do Norte
16,05 horas A Infeção VIH e Sida na cidade do Porto
Henrique Barros | Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e Coordenador Científico da Estratégia Porto, Cidade Sem Sida
16,15 horas Organizações de base comunitária com intervenção na cidade do Porto. Projetos em curso e resultados 2019
Cristina Sousa e Pedro Morais | Abraço
Corine Valente e Filipe Miranda | Norte Vida
Jorge Martins | Espaço Pessoa - Associação para o Planeamento da Família

Debate
16,55 horas Impacto Covid-19 no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doentes com infeção por VIH
Cátia Caldas | Centro Hospitalar Universitário São João
Josefina Mendez | Centro Hospitalar Universitário do Porto
Carla Ferraz | Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental
Dulce Pinto | Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Porto Oriental
Luís Pimentel | Coordenador do Centro de Aconselhamento e Deteção (CAD) VIH/SIDA do Porto
Hélder São João | Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da ARSN

Debate
17,55 horas Porto, Cidade Sem Sida - Futuro: Integração da tuberculose e das hepatites virais
Fernando Paulo | Vereador dos Pelouros da Habitação e Coesão Social e Educação da Câmara do Porto e Coordenador da Estratégia Porto, Cidade Sem Sida
18 horas Encerramento

O webinar é moderado pelo jornalista José António Pereira.