Sociedade

Webinar da iniciativa "Porto sem Diabetes" vai ensinar como prevenir e gerir a doença

  • Notícia

    Notícia

#fib_diabetes.jpg

Filipa Brito

No âmbito da iniciativa “Porto sem Diabetes”, realiza-se na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 9,30 horas, um webinar que pretende refletir sobre a prevenção e gestão da doença, no atual contexto pandémico.

A propósito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, celebrado no passado dia 14 de novembro, a autarquia assinalou a data com a promoção da iniciativa “Porto sem Diabetes”, que até ao final deste mês procura consciencializar as pessoas para a problemática desta doença com um conjunto de atividades.

Subordinado ao tema “Porto sem Diabetes em época de pandemia: como prevenir e gerir a doença todos os dias?”, o webinar, enquadrado no Projeto Municipal de Promoção de Literacia em Saúde, será transmitido, via streaming, nas redes sociais da Câmara do Porto.

Na primeira parte da sessão será debatido o tema “Como prevenir e controlar a doença? O papel das instituições”, que contará com a intervenção de Fernando Paulo, vereador da Habitação e Coesão Social da Câmara do Porto, José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, e Joana Lima Ferreira, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

Num segundo momento, o painel de debate será constituído por Conceição Outeirinho, médica de família e coordenadora da UCF (Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes) do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Ocidental, e por Isabel Paiva, nutricionista e vogal do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental, que vão refletir sobre a temática “Como gerir a doença? O Papel do Cidadão em proximidade com os Profissionais de Saúde”.

Ambos os momentos serão moderados por Sílvia Cunha, da Divisão Municipal de Promoção da Saúde da Câmara do Porto.

Além do webinar, o conjunto de iniciativas associadas ao Dia Mundial da Diabetes contempla ainda a promoção de competências de consumo alimentar junto das entidades da Rede Social do Porto, que distribuem alimentos a famílias, sob a forma de cabazes.

A ação engloba a distribuição do descodificador de rótulos (ferramenta do programa nacional promoção de alimentação saudável), entre outras iniciativas no âmbito da campanha das comunidades promotoras da saúde, do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa.