Cultura

Warm Up segue para o interior e arranca no fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_warm_up_feira_livro_01.JPG

Porto.

Pensado inicialmente para os Jardins do Palácio de Cristal, o ciclo de seis fins de semana de música que antecederia a Feira do Livro do Porto passará a ser apresentado em locais alternativos e, nalguns casos, em novas datas. A abertura faz-se já neste sábado e domingo, com um ciclo de Spoken Word que terá lugar no Teatro Campo Alegre.

Determinado em salvaguardar os compromissos assumidos com os artistas e demais profissionais envolvidos no Warm Up 2021, mas sem abdicar de cumprir com todos os requisitos de segurança e recomendações da Direção Geral de Saúde, o Município do Porto desenhou um novo modelo de apresentação deste ciclo, com a realocação de alguns espetáculos para o Teatro Campo Alegre e o auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Antevendo a impossibilidade de um regresso aos palcos exteriores a curto prazo, a solução foi encontrar espaços interiores com todas as condições para acolher estes espetáculos em segurança e, preferencialmente, nas datas inicialmente previstas, o que foi conseguido em pelo menos três dos seis fins de semana programados para este Warm Up, casos do Spoken Word, Festival Porta-Jazz e Porto Blues Fest. Pelas suas características, as três últimas propostas – Músicas do Mundo, Elétrico e Piquenique Dançante – serão apresentadas em novas datas e locais a anunciar brevemente.

Este esforço de reprogramação foi levado a cabo em estreita articulação com as entidades parceiras deste ciclo – Associação Porta-Jazz, Trovas Soltas, Side Beats e Sister Ray –, sempre tendo em mente a máxima salvaguarda das condições dos artistas, das bandas e de todos os profissionais envolvidos, tanto a nível logístico como financeiro.

O Warm Up 2021 resulta, assim, desta conjugação de vontades para se apresentar, já a partir do próximo fim de semana, com um primeiro momento de programação dedicado ao Spoken Word, com três espetáculos que serão apresentados no auditório do Teatro Campo Alegre, entre sábado e domingo.

Assim, a programação começa a 17 de julho, sábado, a partir das 17 horas. O quarteto A Flor do Lácio apresenta “a poesia da língua portuguesa em concerto”, ao ritmo da morna, do samba, e no embalo da guitarra portuguesa. Este é um projeto que celebra o nosso idioma na sua plenitude, num especial diálogo entre Portugal e o Brasil. Canções bem conhecidas do público convivem com textos e poemas que as inspiraram, e outros poemas, porventura menos famosos, inspiraram outros temas. Tem interpretação de André Gago na voz e flauta, Pedro Dias na guitarra portuguesa, João Penedo na viola e Carlos Mil-Homens na percussão.

Neste dia iria atua também o o projeto Nómada Urbe, mas devido a problemas de saúde de um dos seus membros o espetáculo teve de ser cancelado.

Rui Reininho fecha fim de semana

A fechar o primeiro fim de semana do Warm Up, uma figura incontornável no panorama local e nacional: Rui Reininho.

O vocalista do GNR apresenta no domingo, 18 de julho, às 17 horas, também no auditório do Teatro do Campo Alegre, o seu mais recente trabalho, “20.000 Éguas Submarinas”, um disco mais experimental, com eletrónica, spoken word, gongos tibetanos, mas sempre com os trocadilhos que tornaram o músico uma das referências da música nacional. Em palco estarão cinco músicos: Rui Reininho (voz, percussão, taças gongos), Paulo Borges (teclados, eletrónica, guitarras), que também coproduziu o disco, Alexandre Soares (guitarra elétrica, programações), Pedro Oliveira (percussão) e Julius Gabriel (saxofone).

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. Os bilhetes serão disponibilizados no dia de cada espetáculo, com levantamento obrigatório na bilheteira do Teatro Campo Alegre, a partir das 14,30 horas, no máximo de dois bilhetes por pessoa.

O Warm Up prosseguirá no fim de semana seguinte, de 23 a 25 de julho, com a realização do Festival Porta-Jazz.