Cultura

Warm Up encerra em festa com Piquenique Dançante Sobre a Relva

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O sexto e último fim de semana do ciclo decorre nos Jardins da Casa Tait, com muita música portuguesa.

Depois de duas noites dedicadas às músicas do mundo, que levaram quatro propostas até ao Terreiro da Casa do Roseiral, em jeito de antecipação da chegada do Womex à cidade, o ciclo Warm Up apresenta no próximo sábado e domingo as derradeiras sugestões antes do arranque da Feira do Livro do Porto.

Inspirado no quadro “Le déjeuner sur l’herbe”, de Édouard Manet, o Piquenique Dançante Sobre A Relva apresenta-se como um convívio à volta de uma toalha, onde se partilha comida, conversa e música. A festa, na sexta edição, integra este ano o programa da iniciativa municipal Warm Up e estreia-se no verde da Casa Tait a 21 e 22 de agosto.

O cartaz é quase na totalidade composto por artistas nacionais, à exceção do nome da abertura. DJ Fitz é irlandês e passou por pistas de dança de Nova Iorque, Berlim ou Londres, mas é no Porto que agora reside e por onde espalha música popular, com destaque para a brasileira e o funk. Abre o piquenique às 15 horas de sábado.

Duas horas depois, chega Marante, um dinossauro da música popular portuguesa que nos últimos 40 anos atuou onde quer que houvesse bailes de verão em Portugal, tanto a solo como com o conjunto Diapasão, e eternizou temas como A bela Portuguesa, Som de Cristal ou Meu querido mês de Agosto.

Segue-se, às 18 horas, um set de Renato Cruz Santos, DJ, fotógrafo, ator e também músico do grupo romântico David & Miguel. O projeto, que junta David Bruno e Mike El Nite, apresenta a partir das 22 horas as suas histórias românticas repletas de revivalismo, ironia e quotidianidade.

Domingo com músicos históricos da cidade e um sacristão

A segunda tarde do Piquenique Dançante sobre a Relva arranca às 15 horas com os Sete Magníficos, coletivo de DJ portuense que coleciona discos e noites de festa na cidade e por todo o país.

O palco recebe depois Senhor Jorge, um projeto que une o beirão Jorge Novo, fadista e sacristão, a três jovens músicos de outras sonoridades: Rui Sousa (dos Dada Garbeck), João Pedro Silva (dos The Lemon Lovers) e Gonçalo do (Galo Cant’Às Duas).

Depois de mais uma atuação dos Sete Magníficos, o programa encerra de forma nostálgica. Ana Deus, João Loureiro e Rui Fernandes recordam o seu mundo de aventuras pop num concerto com músicas dos Ban.

Tal como aconteceu nos anteriores fins de semana do Warm Up, a entrada é gratuita mas tem lotação limitada, neste caso a 250 pessoas. A entrada requer bilhete, que pode ser levantado no próprio dia, a partir das 13,30 horas, na Praça do Rossio, nos Jardins do Palácio de Cristal.

O Warm Up é um ciclo dedicado à palavra e à música, promovido pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto nos seis fins de semana que antecedem a Feira do Livro do Porto. O festival literário abre a 27 de agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal, com uma programação que convoca o universo vegetal e o ideário romântico.