Política

Votos de pesar pelo falecimento do presidente da Junta de Freguesia de Campanhã aprovados por unanimidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_Ernesto_Neves_Santos.jpeg

Miguel Nogueira

O Executivo municipal aprovou nesta manhã, por unanimidade, em reunião privada de Câmara, dois votos de pesar e respeitou um minuto de silêncio em memória do presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, falecido no dia 12 de março.

Antes do período antes da ordem do dia, foram votados e aprovados por unanimidade os votos de pesar apresentados pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pela vereação do Partido Socialista.

Salientando o percurso e a intervenção política e social de Ernesto Santos, Rui Moreira enaltecia Ernesto Santos como “um grande portuense e campanhense, dedicado às causas sociais e muito empenhado nas questões culturais.”

“Como expressão de uma justa homenagem entendi decretar um dia de Luto Municipal no dia 14 de março de 2022 e manifestar profundo pesar e grande tristeza pelo falecimento de Ernesto Santos, dirigindo a todos a nossa solidariedade”, acrescentava o texto apresentado pelo presidente da Câmara do Porto.

O voto de pesar apresentado pelo Partido Socialista recordava Ernesto Santos como “um autarca empenhado e solidário em prol da sua população, que serviu até ao fim. Na semana em partiu, já muito debilitado pela doença que nunca quebrou a fibra dos seus valores, participou na última reunião de executivo da sua Junta.”

“Era o mais novo de seis irmãos e, conforme várias vezes lembrou com orgulho, memória e honra às suas raízes, foi o primeiro da sua família a aprender ler e escrever enquanto a sua mãe trabalhava arduamente na venda de peixe para assegurar um mínimo de subsistência para todos. Ernesto Santos lutou toda a sua vida contra as injustiças, pela liberdade e pelo progresso social, antes e depois do 25 de Abril”, lia-se no texto da vereação socialista.

Ernesto Santos nasceu em maio de 1947, no bairro S. João de Deus, na freguesia de Campanhã, onde sempre viveu e trabalhou. Em 1976, foi candidato independente à Assembleia Constituinte, e em 1993 eleito como independente nas listas do PS (ao qual se juntaria em 2000) para a Assembleia de Freguesia de Campanhã. Em 1997 viria a fazer parte do executivo, exercendo a função de vogal, de tesoureiro, de secretário e, atualmente, de presidente. Recandidato pelo Partido Socialista, nas últimas eleições autárquicas, em 2021, e contando ainda com o apoio do movimento Rui Moreira: Aqui Há Porto, Ernesto Santos voltou a vencer na sua freguesia.