Sociedade

Voto de pesar pela morte do engenheiro Agostinho Álvares Ribeiro aprovado por toda a Assembleia Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#DR_Agostinho_Alvares_Ribeiro.jpg

DR

A Assembleia Municipal aprovou na tarde desta segunda-feira, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do engenheiro Agostinho Álvares Ribeiro, apresentado pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido. O projetista da maior parte das barragens do Rio Douro é igualmente recordado como “homem da academia” que elevou o prestígio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), nos planos nacional e internacional.

“Tal como ‘o seu’ rio Douro transbordou no dia da sua partida, a cidade, reconhecida, também o acompanha fazendo perpetuar a sua memória”, pode ler-se no voto de pesar pelo falecimento de Agostinho Álvares Ribeiro, que morreu aos 93 anos no passado dia 10 de fevereiro, no Porto.

O engenheiro responsável pela área de Estudos de Hidráulica na FEUP, que teve dedo na projeção de sete barragens do Rio Douro, sendo a uma das suas obras mais emblemáticas a Barragem de Crestuma-Lever, é também lembrado como “homem de fé, rigoroso, profundamente inteligente e avançado”, tendo, por isso, também se destacado pelo seu testemunho pessoal.

Na mesma sessão, que decorre por videoconferência, foram ainda aprovados mais dois votos de pesar. Um voto de pesar, também apresentado pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido, referente ao falecimento do tenente-coronel Marcelino da Mata, no passado dia 11 de fevereiro. E um outro voto de pesar, apresentado pelo Partido Socialista, pelo militante socialista José Conceição, ex-autarca da antiga Junta de Freguesia de Cedofeita, entre 1993 e 2001.

Pelos três votos de pesar foi respeitado um minuto de silêncio.