Economia

Volta a florir o Concurso de Montras de Primavera

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_IriStyle_02.jpg

3. lugar: IriStyle

Filipa Brito

Voltam as flores, as cores, as andorinhas. Cinco anos depois, o Município do Porto traz de volta ao comércio tradicional o Concurso de Montras de Primavera. As inscrições decorrem de 3 a 18 de abril e há mais de cinco mil euros em prémios.

Os comerciantes estão convidados a fazer decorações alusivas a esta estação do ano, podendo participar todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, na cidade do Porto, estabelecimentos comerciais, abertos ao público, com a sua atividade em funcionamento, montras visíveis para o exterior e com porta aberta ou de acesso para a rua.

Entre os dias 24 de abril e 9 de maio, o júri vai escolher as montras de acordo com a sua originalidade e criatividade, a integração do produto da loja, as cores, materiais e iluminação e a estética do conjunto.

A loja que reunir a maior pontuação irá receber um prémio no valor de 2.250 euros. Ao segundo lugar será entregue um prémio de 1.750 euros e há ainda uma distinção para a terceira melhor montra, que irá receber 1.250 euros. Serão, ainda, atribuídas menções honrosas do quarto ao décimo lugar.

Como habitual nos concursos de montras dinamizados pelo Município do Porto, será também atribuído o título “Montra Amiga do Ambiente” àquela que melhor integrar princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo o uso sustentável de recursos.

Neste campo, será valorizada a montra que integre produtos reutilizados, reaproveitados e reciclados. É ainda valorizada a que, através do produto que o estabelecimento comercializa, consiga transmitir uma mensagem de responsabilidade ambiental.

Através de votação online, com recurso à leitura de um código QR colocado no identificativo numerado de cada montra, todas as pessoas poderão escolher a “Montra Eleita pelo Público”.

Para participar no Concurso de Montras de Primavera, é necessário proceder à inscrição na página da Câmara do Porto, entre 3 e 18 de abril, ou ver em anexo. A candidatura deve ser acompanhada de duas fotografias da decoração alusiva ao tema.

Os comerciantes também podem inscrever-se, presencialmente, no Gabinete de Munícipe, mediante agendamento prévio, através da Linha Porto. 220 100 220 ou do formulário online disponível no Portal do Munícipe.

No caso de impossibilidade de utilizar qualquer um destes meios, as inscrições podem ser efetuadas através do endereço de correio eletrónico comercio@cm-porto.pt, que estará, igualmente, disponível para afirmações adicionais, assim como o número de telefone 222 097 106.