Cultura

Visões Úteis vai a Campanhã "exigir o futuro" com projeto internacional

  • Notícia

    Notícia

Reclaim_the_Future_Visooes_Uteis.jpg

O Visões Úteis leva a Campanhã nesta semana o projeto europeu "Exige o Futuro / Reclaim the Future", que integra parceiros da Suécia, Letónia, França e Escócia.

Inspirando-se na energia e no potencial para a mudança que caracterizam os Carnavais, cada parceiro desenvolve no seu país um conjunto de atividades que culmina em dois ou três dias de apresentações públicas.

"Reclaim the Future" dá voz a diferentes periferias europeias, sublinhando o seu papel e importância na construção de um futuro partilhado e descobrindo pontos de contacto entre comunidades geograficamente distantes.

O projeto tem a duração de dois anos e terminará em 2018 com um evento em Bruxelas, construído coletivamente e integrando elementos e contributos das comunidades locais dos diferentes países.

A representação portuguesa do projeto, coproduzido pela Câmara do Porto e inserido no programa municipal "Cultura em Expansão", acontece a 13, 14 e 15 de julho e é inspirado pelo desejo de dar visibilidade pública ao trabalho de agentes, entidades, coletivos e associações de Campanhã, com quem o Visões Úteis levou a cabo sessões de trabalho ao longo dos últimos meses. Pretende-se ainda promover o encontro destes grupos entre si e com artistas e coletivos internacionais que desenvolvem atividades afins.

Com acesso gratuito, estes três dias de atividades fornecem espaço privilegiado à criação artística, investigação, encontro e participação comunitária.

PROGRAMA:

Dia 13 de julho (5ªfeira)

Conferência "Da mesma laia" - conversas e embaraços sobre arte e comunidade

10h30 - MIRA FÓRUM

15h30 - Associação Recreativa os Malmequeres de Noêda

Dia 14 de julho (6ª feira)

"A Europa é aqui" - encontros entre agentes de Campanhã e parceiros internacionais

10h e 15h - Vários locais

Teatro "Reconstruindo a peça":

"C'est tout" - reconstrução portuguesa de um espetáculo sueco

"trans/mission" - reconstrução sueca de um espetáculo português

21h30 - MIRA FORUM

Dia 15 de julho (sábado)

"Parada Desatada" - desfile de São Vicente de Paulo ao Matadouro

17h - Praça da Corujeira

+Info: programa completo