Cultura

Visitas orientadas a espaços municipais no programa das Jornadas Europeias do Património 2020

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_1820_32.JPG

Miguel Nogueira

As Jornadas Europeias do Património 2020 assinalam-se entre amanhã e domingo, mas no Porto já decorrem as iniciativas integradas na programação deste evento, com visitas orientadas e gratuitas a diversos espaços municipais.

A Câmara do Porto associa-se às Jornadas Europeias do Património 2020 com a participação do Museu da Cidade, através de um conjunto de ações que partem dos seus espaços e onde se incluem visitas orientadas a coleções e exposições temporárias em diferentes equipamentos.

As inscrições para as visitas orientadas à Casa do Infante (26 de setembro às 10,30 horas) e à exposição 1820. Revolução Liberal do Porto, patente no Gabinete do Tempo do Museu da Cidade - Casa do Infante (27 de setembro às 11 horas) terminam hoje. Podem ser feitas através do email infomuseudacidade@cm-porto.pt.

Encontro de urbansketchers

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai acolher o encontro de urbansketching "(a)Riscar o Património no Porto". Neste sábado, dia 26 de setembro, este evento cumprirá a sua sétima edição, com o tema "Património e Educação". Será um encontro aberto a todos os praticantes, profissionais, amantes ou curiosos do desenho e do sketching, promovendo o registo gráfico dos locais e do tema escolhido.

A atividade decorre entre as 15 e as 18 horas, é gratuita e não precisa de inscrição. O contacto para informações é jalves@dgpc.pt.

Descontos no Museu do Carro Eléctrico

Também o Museu do Carro Eléctrico volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, convidando os visitantes a participarem numa atividade de comemoração pelos 125 anos da primeira linha de tração elétrica na cidade do Porto.

Ao longo deste fim de semana haverá visitas guiadas que contam com momentos de encenação e que darão a conhecer uma das datas mais emblemáticas da história do carro elétrico: 12 de setembro de 1895, data em que foi inaugurada, na cidade Invicta, a primeira linha de elétrico como serviço de transporte público. A primeira da Península Ibérica.

As sessões encenadas realizam-se no sábado às 15,30 horas e no domingo às 11 horas. A pré-reserva é aconselhada, dado o limite máximo de cada grupo ser de 10 participantes, através do email museu@stcp.pt ou do telefone 226 158 185. Caso se verifique uma grande afluência, poderá ser realizada uma sessão extra em cada um dos dias, em horário imediatamente a seguir às existentes.

As entradas nesta atividade têm um desconto de 50% sobre o preço de tabela para adultos. O bilhete família confere entrada gratuita às crianças.

Visitas gratuitas ao Pavilhão da Água

Sábado e domingo há também visitas livres à exposição do Pavilhão da Água. Em ambos os dias, das 11 às 12 horas, o espaço abre as suas portas para mostrar as novidades e convidar a um mergulho em experiências e conhecimentos sobre a água.

As visitas são gratuitas, mas é necessária inscrição, através do contacto 934 440 072 ou do email geral@pavilhaodaagua.pt.

Há um vasto programa de eventos no Porto integrados no programa das Jornadas Europeias do Património 2020. Consulte todos os detalhes aqui.