Cultura

Visitas e oficinas para todas as idades no Museu da Cidade

  • Notícia

    Notícia

Antonio_Alves_oficinas_mais_novos_Museu_Cidade.JPG

António Alves

O museu em construção retoma em 2022 e propõe um conjunto de visitas orientadas e programas operativos que se desenvolvem em torno das coleções e das exposições temporárias das várias estações abertas. Sonda - um ciclo de conversas sobre o património da cidade, Resgate - um olhar ampliado sobre a documentação do Arquivo Histórico, Inventário participado das ruas, edifícios e arte pública, Oficinas do Cuidar ou Oficinas para os Mais Novos são os destaques deste mês.

Enquanto o Museu da Cidade prossegue o seu trabalho de requalificação e capacitação dos espaços museológicos ainda encerrados, apresenta um programa de exposições e de programas operativos paralelos nas estações abertas: Reservatório, Casa Marta Ortigão Sampaio, Extensão Romantismo, Casa Guerra Junqueiro e Gabinete de Desenho, Extensão Douro, Casa do Infante e Gabinete do Tempo.

Em todos estes espaços, de terça a sexta, às 11 horas e com duração prevista (mas adaptável ao grupo) de 30 minutos, os monitores orientam visitas, mediante a apresentação de bilhete.

Abre-se ainda a possibilidade de visita mediante marcação prévia, através do envio de email para o Serviço Educativo -mdc.educativo@cm-porto.pt. Também através de marcação prévia, é possível ser guiado pelo Gabinete Gráfico, onde está a exposição Raiz Fasciculada, o Banco de Materiais - de acesso livre - , a Biblioteca Sonora - um tesouro escondido de acesso restrito a pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades de acesso a textos impressos - e o Arqueossítio da rua de Dom Hugo, que será reaberto em breve.

Participar nas oficinas e nos programas operativos

Entre janeiro e fevereiro deste ano retomam os programas operativos, criados para ampliar o conhecimento e promover a experimentação, em torno das exposições temporárias e das montagens presentes nas estações abertas.

A primeira e a mais ocidental estação no mapa da cidade é o Reservatório, que acolhe vestígios e fragmentos encontrados em escavações constituindo um labirinto do tempo que vai da Época Contemporânea até ao Paleolítico. Com acesso pela entrada poente do Parque da Pasteleira, é lá onde começa também o ciclo de conversas Sonda, debruçando-se sobre o património arquitetónico, artístico e arqueológico da cidade. Na próxima quinta-feira, 15 de janeiro, às 18,30 horas, Carla Stockler conversa com o historiador Amândio Barros acerca de um objeto que antigamente era içado na Rua da Bandeirinha, perto do Palácio das Sereias - a bandeirinha da saúde. A sessão, que requer inscrição prévia, tem como título Avisos à navegação: a "bandeirinha da saúde" e a entrada na barra do Douro.

Já na próxima terça-feira, dia 11 de janeiro, às 12,30 horas, há Visita Focada na Casa Marta Ortigão Sampaio. Com a duração curta, de 30 minutos, propõe uma pausa de hora de almoço para saber mais sobre Mobiliário Portátil: Caixas, contadores e escritórios. No sábado dia 20, às 11 horas, decorre a Oficina para os mais novos Flóridomania, para dar asas à imaginação e criar objetos muito floridos inspirados nas camélias do jardim, e nas flores presentes nas jóias e leques da coleção.

Na Casa do Infante a próxima semana é de encerramento da exposição Germano Arquivo, a partir dos testemunhos e histórias do jornalista, historiador e respigador Germano Silva, que doou recentemente uma significativa parte do seu espólio à cidade. Na manhã de sábado, dia 15, a Oficina para os mais novos A(r)qui-vamos, desafia a trazer um objeto singular e criar uma caixa-memória num espaço de partilha. O primeiro Resgate da documentação do Arquivo Histórico descobre algumas curiosidades e memórias de Germano Silva: o jornalista e a cidade. A sessão está marcada para quinta-feira, dia 20, às 15,30 horas.

A Casa Guerra Junqueiro inaugura a 4 de fevereiro no Gabinete de Desenho a exposição Oração à Luz, de Sara Costa Carvalho e dedica no sábado, 29, outra oficina para os mais novos a partir de onde se ensaiam formas de olhar para o invisível.

As estações do Museu da Cidade estão abertas de terça a domingo, das 10 horas às 17,30 horas. Os programas operativos têm um tarifário próprio ou são gratuitos, requerendo marcação prévia para mdc.educativo@cm-porto.pt. Para mais informações consulte na agenda aqui.