Cultura

Visita orientada, jogos tradicionais e coros de 17 municípios este sábado no Parque da Pasteleira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Antonio_Alves_Reservatorio.jpg

António Alves

O Mater 17, roteiro cultural pelo património prossegue viagem com atividades no Porto. Amanhã, sábado, com entrada gratuita, um dia preenchido no Parque da Pasteleira, entre o interior do Reservatório, primeira estação do Museu da Cidade, e os jardins, apela todos os sentidos.

Com a conclusão do ciclo de concertos do Sons no Património, a programação do Mater 17, organizada pela Área Metropolitana do Porto, uma proposta de 17 dias, 17 municípios, propondo um novo olhar sobre o território e as suas comunidades, prossegue agora no Porto.

Este sábado, dia 2 de outubro, estão previstas três atividades para um dia em cheio no Parque Municipal da Pasteleira. Às 11,00 horas o dia de atividades começa com uma visita orientada ao Reservatório, primeira estação do Museu da Cidade. Não basta conhecer o património, as artes, os ofícios. É preciso tocá-los, experimentá-los e aprendê-los fazendo. Segue-se às 14,30, repetindo às 18,30 horas uma sessão de jogos tradicionais, há poucas coisas mais belas que passar conhecimento de geração em geração, melhor ainda se essa partilha puder ser feita com diversão e em família. Esta atividade é um mergulho nas práticas lúdicas do ontem, para que permaneçam sempre.

O dia encerra com um Concerto pelo Cor(p)o Metropolitano, às 19,00 no interior do Reservatório. Trata-se da apresentação do resultado do trabalho colaborativo entre uma equipa de artistas e membros da comunidade de cada município, com obras inéditas inspiradas pelo património cultural e imaginário coletivo de cada local. Um coro que se transforma num cor(p)o, numa identidade intermunicipal e polifónico, capaz de mapear o território e as suas comunidades, numa partilha do pensamento sobre si próprias, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa. São 17 formações distintas, cada uma representativa de um município da AMP; que se unem com o propósito de celebrar a cultura que os identifica.

O concerto tem lotação limitada, pelo que se aconselha levantamento de bilhetes a partir ddesta sexta-feira no espaço e até amanhã, às 17,30 horas.

O Mater17 é uma iniciativa promovida pela AMP e apoiada pelo NORTE 2020.

Todas as atividades do Mater 17 são de entrada livre. Para mais informações e programação completa nos outros municípios, consultar aqui.