Ambiente

Visita ao CROA sensibilizou para a importância do bem-estar de idosos e animais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_visita_utentes_CROA_01.JPG

DR

O Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto assinalou o Dia do Cão, a 26 de agosto, acolhendo a visita de um grupo de utentes do Centro Social e Paróquia Senhora do Calvário, da zona do Cerco.

A visita serviu para dar mais visibilidade ao trabalho que é diariamente feito pelos serviços municipais no resgate de animais feridos ou vítimas de maus tratos e abandono. Esta atividade está em linha com as responsabilidades pedagógicas do CROA, bem como a política do Centro Social e Paróquia Senhora do Calvário, de fomentar o conhecimento mais amplo possível do meio físico e social envolvente a estes idosos.

O potencial dos animais alojados na promoção do bem-estar e tempo de qualidade à população sénior também esteve em evidência. Foi ainda a oportunidade de dar a conhecer as novas instalações e sensibilizar para uma melhor divulgação da importância social de adotar animais acolhidos nos CROA, em detrimento de comprar um animal.

No processo de adoção de um animal, a equipa do CROA relembra que há questões que não devem ser esquecidas pelos candidatos, nomeadamente se reúnem as condições financeiras e físicas necessárias, se apresentam disponibilidade de tempo e, ainda, se a sua habitação reúne características que permitam a presença de um amigo de quatro patas.

Ao adotar um cão ou um gato, o candidato deverá ter em consideração o seu estilo de vida, projetos futuros e avaliar o tempo para o educar e satisfazer as necessidades do animal, sejam as de alimentação, higiene, lazer ou afetos. As condições necessárias estão disponíveis aqui.

Os veterinários e tratadores municipais têm a preocupação de esclarecer todas as dúvidas inerentes à decisão de uma família de adotar um cão ou gato, de forma consciente e responsável, não esquecendo que o abandono de animais é crime. Ao adotar no CROA é oferecida a esterilização, identificação eletrónica e vacinas obrigatórias do animal.

Além de o interessado poder deslocar-se às instalações do CROA (Travessa das Águas Férreas de Campanhã, 463), de forma a conhecer de perto estes animais, poderá ainda visitar a página do Bem-estar Animal do site do Ambiente, para consultar todos os cães e gatos atualmente disponíveis para a adoção.

Por ano, estima-se que 30 mil animais de companhia abandonados sejam acolhidos por centros de recolha oficiais em Portugal. Contudo, este número pode ser ainda maior se forem contabilizados os cães e gatos que são deixados à porta de associações, clínicas veterinárias ou na rua.