Cultura

Violeta Azevedo e Ariyouok fazem música entre espécies companheiras em São Roque

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jose_Caldeira_Violeta_Azevedo_01.JPG

José Caldeira

Esta quarta-feira, 19 de julho, às 19h00, a Galeria Municipal do Porto e a editora portuense Lovers & Lollypops apresentam mais uma sessão do seu ciclo de concertos "Música entre Espécies Companheiras".

Tendo como ponto de partida estudos científicos sobre a inclinação dos cães para o som e a música, através do encontro com a especialista em audição animal Amy Bowman, Violeta Azevedo e Ariyouok juntam-se no Parque de São Roque para uma atuação, especialmente, criada para este momento.

Artista sonora natural de Lisboa, Violeta Azevedo oscila entre a composição e improvisação, usando a flauta transversal como ponto de partida para a criação de um universo sonoro denso e detalhado, em que o som é transformado em organismos singulares, através da sua orquestra de eletrónicas e processos alquímicos.

Neste concerto junta-se ao músico Ari. Nascido em Portugal e criado em Cabo Verde, começou em criança a expressar-se, musicalmente, de forma intuitiva, experimentando beatbox e a tocar percussão. Das raízes culturais ancestrais ao novo mundo cibernético, a sua prática é hoje uma mescla de influências materializadas nas atuações ao vivo, com a sua loopstation e os ritmos da percussão em darbuka djambe.

Com entrada livre e gratuita para humanos e companhias caninas, este ciclo inclui, até ao final do ano, mais três sessões, com diferentes duos musicais.

A programação completa pode ser consultada no website da Galeria Municipal do Porto.