Proteção Civil

"Vim para agradecer"

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira visitou hoje o quartel do Batalhão de Bombeiros Sapadores do Município do Porto e a Polícia Municipal, depois de ter recebido na Câmara o diretor nacional da PSP, Magina da Silva. A palavra que repetiu a todos foi "obrigado".

Numa das raras saídas do presidente da Câmara Municipal do Porto, esta manhã, Rui Moreira voltou à Sala Dona Maria, nos Paços do Concelho, para receber o diretor nacional da PSP, Magina da Silva, empossado em março, e a nova comandante metropolitana do Porto, Paula Peneda, da mesma força policial. Além de agradecer o "trabalho extraordinário" que as polícias têm feito nesta crise, Rui Moreira voltou a disponibilizar a colaboração do Município para ajudar as forças de segurança nas suas ações na cidade.

Magina da Silva agradeceu à autarquia a colaboração e articulação perfeita que tem sido estabelecida entre as duas entidades e a comandante metropolitana sublinhou a disponibilidade do presidente da Câmara para sempre atender a PSP e para disponibilizar meios. Recentemente, a autarquia do Porto doou àquele comando dez viaturas para patrulhamento de proximidade da cidade, pedindo uma especial atenção aos bairros camarários.

A manhã do presidente da Câmara passou ainda por uma visita ao quartel do Batalhão de Sapadores de Bombeiros, onde o comandante Carlos Saraiva Marques e o segundo comandante mostraram a sala de crise que tem permitido a estes bombeiros municipais desempenhar um papel fundamental na presente crise no Porto. Nomeadamente, têm sido os Sapadores a assegurar diariamente transporte de idosos que testam positivo, quando necessário, nas ações de transporte e desinfeção realizadas no âmbito do programa de rastreio e separação municipal, em curso a todos os lares da cidade e que já permitiu testar cinco mil pessoas.

Igualmente fundamental tem sido o papel destes bombeiros no apoio ao Hospital de Campanha Porto., instalado pela Câmara do Porto no SuperBock Arena - Pavilhão Rosa Mota, assegurando transporte a doentes em alta ou na sua admissão. O comandante mostrou ao presidente da Câmara, que estava acompanhado pela vereadora do pelouro, Cristina Pimentel, e pelo chefe de gabinete, Nuno Santos, os dispositivos que possuem e a sua funcionalidade, graças ao investimento que o Município tem vindo a fazer nos últimos anos. E demonstrou também a segurança dos produtos que estão a usar, nomeadamente nas descontaminações, e que são certificados pelo i3S.

Finalmente, Rui Moreira passou ainda pela Polícia Municipal, onde o comandante daquela força policial, António Leitão da Silva, o recebeu, explicando o papel importante que os seus "homens e mulheres" têm tido no contexto de crise, nomeadamente em ações de sensibilização e fiscalização. Note-se que entre todos os elementos da Polícia Municipal não foi, até hoje, testado nenhum caso positivo para Covid-19, o que demonstra a segurança com que têm trabalhado.