Turismo

Vídeos promocionais do Porto entre os vencedores em festival africano de turismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_cidade_porto_3.jpg

Filipa Brito

Os vídeos que refletem um Porto de arquitetura, gastronomia, artesanato, miradouros e hospitalidade estão a dar nas vistas lá fora. A série promocional lançada pelo Município está entre os vencedores do Festival Internacional de Cinema de Turismo de África. O grande prémio do júri é conhecido em maio, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A série agora reconhecida arranca com os diários de uma viagem pela arquitetura portuense, que passa pela Casa de Serralves, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Casa das Artes, a estação de metro da Trindade, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett ou o Bairro Social Rainha Dona Leonor.

A viagem prossegue pela gastronomia da cidade, desde os pratos de autor aos petiscos, com a cozinha tradicional, a francesinha, a pastelaria e a carta de vinhos também a fazer parte do menu, e dá a conhecer o artesanato que se faz no Porto, seja na madeira, nas lãs, nos azulejos ou na cerâmica.

Com o objetivo de mostrar o melhor da cidade, a série de vídeos incluiu ainda um roteiro pelos melhores locais para ver o Porto, alguns mais óbvios como a Torre dos Clérigos ou os Jardins do Palácio de Cristal, mas também outros ainda algo secretos como os miradouros do Parque das Águas, do Elevador da Lada e da Bandeirinha da Saúde.

Há ainda setas amarelas para seguir os Caminhos de Santiago que passam pelo Porto e um vídeo que mostra, de várias formas, a hospitalidade e arte de bem receber que carateriza os portuenses.

Para colocar o Porto entre os 12 vencedores, o júri do Festival Internacional de Cinema de Turismo de África, composto por um painel internacional de profissionais nas áreas de turismo, marketing e indústria cinematográfica, considerou critérios como o impacto, a criatividade, o estilo, o tema, a narrativa e a eficácia do objetivo.

A cerimónia de entrega de prémios acontece a 6 de maio, depois de dois dias dedicados a masterclasses e conferências.

Até ao final de 2022, a Câmara do Porto vai lançar um conjunto de 22 vídeos promocionais, que visam valorizar e divulgar o potencial da cidade, bem como promovê-la a nível local, nacional e internacional.

Estão já disponíveis também as viagens pelas feiras e mercados e pelo comércio de rua, mas ainda há para conhecer caraterísticas como o "Lado Escondido do Porto", a arte urbana, o desporto ou os centros de investigação.