Cultura

Vida e ação de D. Pedro IV para conhecer no átrio da Câmara do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_exposicao_coracao_dpedro_2022_06.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Num ano marcado pela comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, a Câmara do Porto tem mais uma proposta para celebração da vida e ação de D. Pedro IV. Esta quinta-feira, às 18 horas, o átrio dos Paços do Concelho abre as portas para a inauguração da exposição “D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”.

Com o apoio científico do CITCEM (Centro Interdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória») da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a iniciativa pretende evocar o papel de D. Pedro (I do Brasil e IV de Portugal) na independência da nação brasileira, no triunfo da causa liberal, bem como a relação estreita que teve com a cidade do Porto.

Comissariada por Conceição Meireles Pereira, professora do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da U.Porto, a exposição reúne cerca de duas centenas de objetos de natureza variada (originais e reproduções), como quadros a óleo, gravuras, documentos, partituras, uniforme e armamento, moedas, entre outras peças de elevado valor histórico, provenientes de instituições nacionais e estrangeiras.

Esta exposição assume-se “amiga do ambiente”, reunindo materiais e procedimentos sustentáveis. As madeiras utilizadas nas estruturas da exposição são em MDF ecológico; as fotografias em relevo foram impressas em placas texturadas PVC-Free; as tintas de impressão são látex 100% ecológicas, sem poluentes de ar prejudiciais.

Além disso, a serralharia foi tratada e pintada com tintas à base de água; a iluminação é constituída por leds de muito baixo consumo; os tecidos das caixas luminosas são produzidos com fiação feita com plásticos retirados dos oceanos; o vinil de revestimento, ou recortado, é 100% ecológico; e os acrílicos são reciclados e colados a laser.

A exposição "D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto", promovida pela Câmara do Porto, poderá ser visitada até 30 de março de 2023.

Em 2022, o Porto associou-se, de diversas formas, às celebrações da Independência do Brasil, com início na exibição do coração de D. Pedro IV na Irmandade da Lapa, antes e após a viagem da relíquia herdada pela cidade do Porto ao Brasil.

Seguiu-se a exposição “D. Pedro IV: um coração, uma vontade”, um concerto polifónico para assinalar as exéquias do Rei Soldado, 188 anos após o seu falecimento, e um outro concerto comemorativo do aniversário do monarca, que nasceu a 12 de outubro de 1798.