Cultura

Viagem sonora por "Terras sem Fim" à vista no novo podcast da U.Porto

  • Notícia

    Notícia

#DR_mhnc_up_colecao_egipcia.jpg

DR

Através do novo podcast "Terras sem Fim", disponível no Notícias U.Porto, é possível ouvir e viajar semanalmente pela história das diversas comunidades humanas, partindo do espólio do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC.UP).

Face ao atual contexto pandémico e tendo em conta as novas medidas decretadas apelando ao sentido de responsabilidade e à permanência em casa, o site de notícias da Universidade do Porto criou uma proposta que promete uma viagem pelos cinco continentes, sem se sair do lugar.

Graças às peças que integram o valioso acervo do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o programa convida a conhecer os meandros, segredos e diferentes manifestações culturais associadas a alguns destes objetos.

O primeiro episódio, já disponível, debruça-se sobre a coleção da Melanésia, única na Península Ibérica, que reúne uma armadilha para apanhar tubarões, que mais parece uma hélice, e que nos leva a perceber o papel do tubarão na Papua Nova Guiné. Essencial na cultura Malangan, a cerimónia de pesca do tubarão é também um ritual de passagem para os rapazes da comunidade para a fase adulta.

É possível conhecer ainda objetos associados ao processo de mumificação no antigo Egipto, que obedecia a rituais singulares, nomeadamente a utilização de vasos de vísceras - protegidos pelos quatro filhos de Hórus - que eram essenciais para a preservação dos órgãos do morto e para a vida no além; ou um tambor que não funciona por percussão, mas sim por fricção, e que é utilizado na Melanésia, através de cerimónias exuberantes que tentam impressionar quem a elas assiste, sempre acompanhadas de música e dança.

São estas e muitas mais histórias que será possível ouvir, semanalmente, num programa conduzido por Rita Gaspar, curadora das coleções de Arqueologia, Etnografia e Antropologia biológica do MHNC-UP, que dá a conhecer à comunidade algum do espólio do museu, assim como algumas das peças de arqueologia, antropologia e etnografia que pertencem à exposição "Culturas e Geografias", patente até dia 27 de dezembro, no Polo Central do MHNC-UP, localizado no edifício da Reitoria da U.Porto.

O podcast resulta de uma parceria entre a Casa Comum da U.Porto e o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto