Proteção Civil

Vereadores unânimes na aprovação de apoio para os Bombeiros Voluntários Portuenses

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_RE_18_jul_17.JPG

Filipa Brito

O Executivo municipal deu luz verde à atribuição de apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portuenses, no âmbito da ação complementar de socorro no Município do Porto. A proposta foi aprovada na reunião pública de segunda-feira.

Durante a discussão, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou ainda que a autarquia vai deixar de apoiar a Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Porto até “os problemas internos” desta corporação estarem resolvidos.

“Existia [apoio], mas vai deixar de existir por causa dos problemas que são do domínio público. Essa associação tem de resolver os problemas internos. Os apoios que lhes damos são penhorados. Não têm condições de fazer operações de socorro”, sublinhou o autarca, em resposta à vereadora Maria Manuel Rola, do Bloco de Esquerda.

Questionado por Ilda Figueiredo, da CDU, quanto à possibilidade de os serviços municipais, designadamente jurídicos, darem apoio à Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Porto para que sejam ultrapassadas as questões existentes, Rui Moreira esclareceu que “não é um problema de ordem jurídica”. “Se nos pedissem esse tipo de apoio, com certeza. Mas aquilo é uma querela dentro da associação”, acrescentou.

Os associados dos Bombeiros Voluntários do Porto votam hoje, em assembleia geral extraordinária, a constituição de uma comissão administrativa para resolver os problemas da associação nos próximos seis meses, revelou a agência Lusa.

“O socorro não está em causa na cidade”, garantiu a vereadora dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo.

“Temos os Sapadores e a Cruz Vermelha, para além do INEM. Temos vindo a apoiar a Cruz Vermelha e os meios dos Sapadores têm sido reforçados nos últimos anos”, corroborou Rui Moreira.