Sociedade

Verde, rosa e azul iluminam o Dia Mundial das Doenças Raras

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_dia_munidal_doencas_raras.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto volta a assinalar a importância do Dia Mundial das Doenças Raras. Num ato simbólico, as cores verde, rosa e azul vão iluminar o Palacete dos Viscondes de Balsemão na noite desta terça-feira, 28 de fevereiro.

A data é lembrada por diversas ações, em mais de 100 países, com o objetivo de sensibilizar a população e os intervenientes da área da saúde. Em parceria com outras entidades congéneres, a RD Portugal – União das Associações das Doenças Raras de Portugal procura alertar para o impacto que estas doenças têm na vida dos seus portadores e para a importância do acesso ao tratamento e à assistência médica.

Estima-se que as doenças raras, no seu conjunto, atinjam seis a oito por cento da população portuguesa, prevendo-se que uma em cada 20 pessoas viverá com uma doença rara em algum momento da sua vida.

Atendendo às medidas de poupança energética em vigor, esta iluminação não implicará gastos adicionais de energia, tendo sido solicitada a colocação de um filtro de cor azul na iluminação pública que já é projetada, diariamente, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça de Carlos Alberto.