Ambiente

Verão não rima com abandono: animais do CROA à espera de adoção responsável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_reportagem_centro_recolha_oficial_animais_11.jpg

Filipa Brito

Para combater o abandono de animais na altura do verão, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Porto volta a sensibilizar para este fenómeno, apelando à adoção responsável. Os profissionais do CROA estão disponíveis para esclarecer dúvidas.

Além de apelar ao não abandono dos animais, um dos objetivos do CROA é sensibilizar para uma adoção responsável e consciente de animais de estimação e evitar as decisões impulsivas.

No processo de adoção de um animal, a equipa do CROA relembra que há questões que não devem ser esquecidas pelos candidatos, nomeadamente se reúnem as condições financeiras e físicas necessárias, se apresentam disponibilidade de tempo e, ainda, se a sua habitação reúne características que permitam a presença de um amigo de quatro patas.

Ao adotar um cão ou um gato, o candidato deverá ter em consideração o seu estilo de vida, projetos futuros e avaliar o tempo para o educar e satisfazer as necessidades do animal, sejam as de alimentação, higiene, lazer ou afetos. Para saber mais sobre todas as condições necessárias, o CROA disponibiliza tudo aqui.

Os veterinários e tratadores municipais têm a preocupação de esclarecer todas as dúvidas inerentes à decisão de uma família de adotar um cão ou gato, de forma consciente e responsável, não esquecendo que o abandono de animais é crime. Ao adotar no CROA é oferecida a esterilização, identificação eletrónica e vacinas obrigatórias do animal.

Além de o interessado se poder deslocar às instalações do CROA – sito à Travessa das Águas Férreas de Campanhã, 463 –, de forma a conhecer de perto estes animais, poderá ainda visitar a página do Bem-estar Animal do site do Ambiente, para saber todos os cães e gatos atualmente disponíveis para a adoção.

Por ano, estima-se que 30 mil animais de companhia abandonados sejam acolhidos por centros de recolha oficiais em Portugal. Contudo, este número pode ser ainda maior se forem contabilizados os cães e gatos que são deixados à porta de associações, clínicas veterinárias ou na rua.

No CROA foram entregues 145 cães desde janeiro de 2022. Falta de condições e problemas saúde dos detentores, estão entre os motivos mais apresentados para a entrega. Na via pública foram capturados e encontrados 229. Destes, apenas foram devolvidos aos donos 13 cães e quatro gatos.