Sociedade

Vencedores do concurso de Cascatas de São João receberam os prémios

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolheu a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Cascatas de São João 2023, nesta terça-feira.

Os vencedores foram convidados a subir ao palco e receberam um troféu alusivo ao concurso, além dos respetivos prémios monetários.

Assim, a Academia Cultural e Artística de Aldoar (ACAA) foi a vencedora, na categoria geral, com um prémio no valor de 800 euros. Em segundo lugar ficou a Associação Moradores da Lomba (Bonfim), com um prémio no valor de 600 euros, e, em terceiro, o Orfeão do Porto, que recebeu um troféu.

Nesta categoria recebeu uma menção honrosa o projeto idealizado pela Associação S. Nicolau (Centro Histórico).

Na categoria com idade inferior ou igual a 15 anos, o primeiro prémio (também no valor de 800 euros) foi arrecadado pelo Jardim Escola João de Deus. O segundo foi atribuído à Sinergias@Arrimo (600 euros) e o terceiro à Equipa de Rua Oriental-ERO (troféu).

Nesta categoria houve uma menção honrosa atribuída ao Agrupamento Escolar Garcia de Orta – Escola Básica Francisco Torrinha.

Já na categoria de grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais, o vencedor foi o Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital de Magalhães Lemos (800 euros). O segundo prémio foi atribuído ao Centro de Dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (600 euros) e o terceiro à ala pediátrica do Hospital de São João (troféu).

Esta categoria teve também menções honrosas, atribuídas ao Centro Integrado de Apoio à Deficiência (CIAD), Pinheiro Manso Residência de Repouso, Residência Geriátrica Acolhe e ao Centro Hospitalar Conde Ferreira. Os premiados classificados nos 1.º e 2.º lugares recebem também um troféu do Município do Porto.

O Concurso de Cascatas de São João integra o programa das Festas da Cidade, que o Município promove, anualmente, com o objetivo de valorizar e manter viva uma tradição enraizada no património imaterial da cidade.