Habitação

Vencedores do concurso da "Melhor Entrada" dos bairros municipais foram premiados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto participou, esta terça-feira, na entrega de prémios do concurso que elegeu as melhores entradas dos bairros municipais do Porto. Os "campeões" da primeira edição são Antas, Carriçal (edifício 9) e Pio XII (Edifício C).

Rui Moreira foi acompanhado pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, pelo ex-internacional português e antigo inquilino municipal Raul Meireles, e Olga Feio, coordenadora da área de Projeto da Domus Social, membros do júri da competição "A Melhor Entrada".

"Temos cerca de 13 mil famílias a viver em habitação social, elas espalham-se por vários bairros, por vários blocos e várias entradas e, naturalmente, promovemos as boas práticas naquilo que é o tratamento do espaço comum destas pessoas", disse o presidente da Câmara.

Sobre os gestores de entrada, Rui Moreira explicou que constituem o interface na articulação com o Município, "porque não conseguimos falar com 13 mil moradores", são eles "que nos dão conta das suas reclamações, das suas preocupações" e, além disso, têm outro papel, "que é tratar das áreas comuns e serem de alguma maneira os gestores deste 'condomínio'".

"Não basta a nós disponibilizar boas casa, é preciso que as pessoas que lá vivem também cuidem delas", rematou o autarca.

A comitiva visitou os bairros Pio XII, das Antas e Carriçal, onde se encontram os blocos premiados. Entre o conjunto de prémios entregues a todos os agregados residentes nas entradas vencedoras, destacam-se os convites duplos para um evento cultural, cedidos pelo Coliseu do Porto e pela empresa municipal Ágora, e um vaso com uma flor, oferecida pelo Departamento Municipal de Espaços Verdes e Gestão de Infraestruturas, que simboliza a importância do "saber cuidar" e da preocupação com o bem comum para a vida em comunidade.

Os três respetivos Gestores de Entrada foram, ainda, distinguidos com um trofeu e selo de qualidade, que atestam o brio e a particular estima destes moradores na conservação do edifício de habitação social.

Maria Crespo, moradora no "Pio XII", estava feliz. A sua entrada (Edifício C), de que é gestora, foi uma das vencedoras. "Esta entrada é decorada sempre nas grandes ocasiões: S. João, Natal, Páscoa, Halloween", revela, desejando que a limpeza se estenda sempre por todo o bairro. "Gostava que fosse a nível do bairro todo. Com um bocadinho de esforço vamos conseguindo", garante.

Lígia Cosme, outra das gestoras da entrada, acrescenta que as principais preocupações prendem-se com "a limpeza e manutenção da entrada. Tentamos que haja uma maior harmonia entre moradores para que todos se sintam bem no espaço em que estão envolvidos".

1.ª edição do Concurso “A Melhor Entrada”

Lançado, em abril, pela Domus Social, o concurso “A Melhor Entrada” contou com a participação de gestores de entrada de 10 bairros da cidade: Antas, Carriçal, Choupos, Contumil, Fontinha, Monte S. João, Viso, Pio XII e Parceria Antunes. Os vencedores da primeira edição foram: nas Antas, Rua de João Espregueira Mendes Nr. 11, no Carriçal, Rua Berlengas, Edifício 9, Nr. 196, e no bairro Pio XII, Rua D. Sebastião de Resende, Edifício C, Nr. 83.

Entre cerca de 40 candidaturas, as entradas vencedoras acabaram por se destacar por diferentes fatores. As Antas pelo forte senso de comunidade evidenciado na carta de candidatura, assinada por todos os moradores da entrada, onde se lê "Se for preciso, cuidamos uns dos outros. Somos família, a união é a nossa força". O Carriçal, apesar de não ter sofrido obras recentemente, apresentou um excelente estado de preservação e conservação das partes comuns. O Pio XII chamou a atenção pela originalidade e criatividade na gestão da entrada, com decorações e eventos temáticas ao longo do ano.