Educação

Vencedora do Concurso Nacional de Leitura é aluna do Conservatório de Música do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A final da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura decorreu no sábado, dia 4 de junho, na sala de eventos do Inatel da Costa da Caparica, em Almada.

Na categoria Ensino Secundário, o 1.º prémio foi atribuído a Maria Luís Guimarães, aluna do Conservatório de Música do Porto, que também foi uma das vencedoras da Prova de Vídeo.

Nesta fase nacional participaram cerca de 220 alunos em representação das comunidades intermunicipais/áreas metropolitanas, assim como das escolas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Ao longo das quatro fases – escolar, municipal, intermunicipal e nacional – nesta edição participaram 7500 estudantes de todos os ciclos de ensino.

Numa cerimónia que contou com as presenças do Presidente da República e do ministro da Educação, e perante uma audiência de cerca de 800 pessoas, entre participantes, familiares, professores, bibliotecários, a aluna representante do Município do Porto, Maria Luís Guimarães evidenciou-se entre os restantes concorrentes apresentando com segurança e competência o clássico de Albert Camus – O estrangeiro – persuadindo os jurados e toda a vasta assistência à leitura do livro.