Cultura

Teatro Municipal do Porto foi palco de grandes espetáculos do ano

  • Notícia

    Notícia

#Yoann_Bourgeois_CELUI_QUI_TOMBE.jpg

As listas de melhores acontecimentos culturais do ano, realizadas por alguns jornais portugueses, incluem vários espetáculos que foram apresentados pelo Teatro Municipal do Porto - Rivoli . Campo Alegre.

Uma das produções seleccionadas para o top pela imprensa foi "Celui qui tombe", de Yoann Bourgeois, uma "vertiginosa confluência de várias artes de palco - música, teatro, coreografia, acrobacia", como caracteriza o semanário Expresso o espetáculo que fez, no Coliseu Porto, a sua estreia nacional no encerramento do Festival DDD - Dias da Dança, organizado pelo Teatro Municipal do Porto (TMP) / Câmara do Porto.

Nos últimos dias de 2017, também o Ípsilon/Público faz um balanço do ano na Dança, Teatro, Cinema, Música e Literatura. Logo na primeira disciplina, 5 dos 10 espetáculos escolhidos foram apresentados no TMP, dos quais 4 são coproduções:

- Yoann Bourgeois / "Celui qui tombe" (Festival DDD - Dias da Dança)

- Cláudia Dias / "Terça-Feira: Tudo o que é sólido dissolve-se no ar" (Festival DDD - Dias da Dança) 

- Marlene Monteiro Freitas / "Bacantes - Prelúdio para uma purga" (FITEI)

- Jonathan Uliel Saldanha / "O Poço" (Festival DDD - Dias da Dança) 

- Marco da Silva Ferreira / "Brother".

No Teatro, é também destacado o espetáculo "Five Easy Pieces", um espetáculo a partir da tragédia criminosa do pedófilo belga Marc Dutroux, levado ao Campo Alegre por Milo Rau.