Sociedade

Vaga de frio: Câmara Municipal do Porto reforça equipas de rua no apoio aos sem-abrigo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_sem_abrigo_joaquim_urbano_24.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto vai reforçar as equipas de rua no apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, a partir das 21 horas desta quarta-feira. Este contingente especial será constituído por dois elementos da Proteção Civil Municipal, dois elementos do Regimento dos Sapadores Bombeiros, dois técnicos do Departamento Municipal de Coesão Social e dois Técnicos das Equipas de Rua.

Pese embora ainda não estejam reunidos os critérios de estabelecidos pelo Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo do NPISA Porto – Vaga de Frio 2023, que só é ativado com temperaturas mínimas abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos – a Câmara Municipal do Porto avança, já a partir de hoje, com um reforço das equipas de rua, que diariamente acompanham as pessoas em situação de sem-abrigo.

As duas equipas multidisciplinares, constituídas no total por oito elementos (provenientes da Proteção Civil Municipal, Regimento dos Sapadores Bombeiros, Departamento Municipal de Coesão Social e Equipas de Rua), vão atuar na distribuição de agasalhos, cobertores, fornecimento de alimentação de conforto e bebidas quentes, assegurando uma monitorização intensiva das pessoas em situação mais vulnerável, face às temperaturas mais baixas que se têm sentido nos últimos dias. Procederão ainda à sinalização e encaminhamento para o NPISA Porto das pessoas que manifestem intenção de aderir a respostas de acolhimento social.

O NPISA Porto - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Porto, coordenado pelo Município do Porto, é constituído por uma rede de mais de 60 entidades que atuam na área social.

Aprovou, por unanimidade, um Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, no âmbito da Vaga de Frio 2023, que será ativado pelo Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil, sempre que as temperaturas mínimas se situem abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos.

Esta matriz é operacionalizada muito acima dos níveis parametrizados pela Proteção Civil Nacional para a vaga de frio, que estabelece como Alerta Amarelo valores entre 1 e -1ºC; Alerta Laranja, entre -2 e -3ºC; e Alerta Vermelho inferior a -3ºC.

A Câmara Municipal do Porto continua a acompanhar a evolução das temperaturas previstas para os próximos dias, ajustando as medidas implementadas sempre que necessário.

Três restaurantes solidários em funcionamento

Os três restaurantes solidários da rede municipal – Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, Baixa (Travessa de Passos Manuel) e Batalha – mantêm-se em funcionamento, assegurando mais de 550 refeições diárias, com o apoio dos voluntários da Associação CASA.

A rede de restaurantes solidários da Câmara do Porto funciona em zonas estratégicas da cidade. São equipamentos substituem a distribuição da comida no espaço público, criando condições para prestar um apoio com mais dignidade e discrição.

A confeção das refeições é centralizada na cozinha do antigo Hospital Joaquim Urbano, no âmbito do protocolo que a Câmara Municipal do Porto estabeleceu com a SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria, IPSS com larga experiência de atuação no terceiro setor.