Mobilidade

Utilizadores de transporte público com informação em tempo real na Avenida de Fernão de Magalhães

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Avenida de Fernão de Magalhães já tem Painéis de Mensagem Variável (PMV), permitindo aos utilizadores de transporte público acesso a informação em tempo real. No Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ), criado na extensa intervenção realizada naquela avenida, já se encontra disponível informação relativa ao tempo de chegada dos autocarros de diferentes linhas, em duas paragens de transporte público, nomeadamente, Barros Lima (BL4) e Escola Soares dos Reis (ESR1).

A informação disponibilizada é relativa aos serviços de transporte e os tempos estimados de chegada dos mesmos, tendo como fonte de informação o serviço SMSBUS da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Os painéis estão preparados para disponibilizar qualquer outra informação que se considere relevante e pertinente à gestão de tráfego, à semelhança dos restantes colocados pela cidade.

A Avenida de Fernão de Magalhães, no Bonfim, foi alvo, recentemente, de uma extensa intervenção, dando lugar ao Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ), entre a Praça de Francisco Sá Carneiro e o Campo de 24 de Agosto. Esta requalificação tem nos seus objetivos a melhoria da mobilidade urbana do transporte público, seja por credibilidade e progresso nos tempos de viagem, seja pela priorização deste tipo de transporte.

Para tal, surgiu a criação do corredor, que, na sua extensão total, possui vias reservadas para o uso exclusivo de transporte público, recebendo também a modernização de todos os controladores de tráfego localizados ao longo da avenida que contribuem para a prioridade do transporte público, em conjunto com outros equipamentos. Posteriormente, ocorreu a atualização para novas paragens de autocarro, tornando esta artéria mais contemporânea.

A instalação e configuração dos painéis de mensagem variável, bem como o desenvolvimento necessário para a disponibilização do serviço, foi realizado ao abrigo do Projeto Cooperative-Streets (C-Streets). Teve início em 2019, com a modernização dos sistemas de gestão de tráfego e um orçamento afeto ao Município, superior a 2,5 milhões de euros e um investimento nacional de mais de 31 milhões, este último financiado em 50% pelo programa Mecanismo Interligar a Europa – MIE (Connecting Europe Facility – CEF).

O C-Streets surge no seguimento da implementação, a nível nacional, do Cooperative-Roads (C-Roads) e os seus alicerces assentam sobre os Sistemas Inteligentes de Transportes e Transformação Digital aplicada ao transporte e Implantação de Serviços C-ITS (Cooperative Inteligent Transport Systems). Estas duas bases fundamentam os principais objetivos do projeto: partilha e reutilização de informação, desenvolvimento de soluções de mobilidade como Serviço, promoção do transporte intermodal público eficaz e acessível, redução de incidentes e acidentes, evolução do conceito de sustentabilidade e descarbonização.