Cultura

Utilizadores das bibliotecas municipais do Porto têm acesso a milhares de jornais e revistas de todo o mundo

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_online.jpg

Filipa Brito

Os utilizadores das Bibliotecas Municipais do Porto têm agora acesso gratuito a mais de 7.400 jornais e revistas do país e do mundo, entre eles o Público, o Jornal de Notícias ou a Sábado, e a nível internacional o The Washington Post, The Guardian, Vogue ou Rolling Stone. São milhares as fontes de informação disponibilizadas na plataforma digital Press Reader, acessível através do website ou da aplicação.

As Bibliotecas Municipais do Porto são pioneiras na oferta aos utilizadores deste inovador serviço, que permite uma leitura sustentável, global, fácil e acessível. Para subscrever gratuitamente a plataforma, apenas necessita de ter na sua posse o cartão de utilizador das Bibliotecas Municipais do Porto, e na página de acesso, introduzir número do cartão (visível no código de barras) e respetivo pin no canto superior direito.

Neste pós-pandemia, com a diminuição da imprensa periódica em papel, a proliferação das fake news e, em simultâneo, a necessidade permanente de acesso a fontes credíveis e atualizadas, o acesso direto e integral constitui uma vantagem inegável para o cidadão, permitindo-lhe aflorar o espírito crítico e um maior nível de conhecimento matérias variadas.

A Press Reader é uma plataforma digital que disponibiliza o acesso direto e integral a publicações de mais de 150 países, em mais de 60 línguas, permitindo uma experiência de leitura envolvente através de um interface com várias funcionalidades, como pesquisa, alertas temáticos, coleções, download e tradução instantânea em 18 idiomas.

A plataforma permite efetuar pesquisas por título da publicação, país, língua ou categoria, com 28 grandes temas em destaque, em edições atuais e anteriores. O utilizador também pode personalizar o seu perfil para aceder rapidamente às publicações de determinada área temática, especificar assuntos e/ou palavras-chave. Por exemplo, pode definir para aparecer na página inicial todas as notícias publicadas em jornais sobre a Covid-19, em língua inglesa.

A Press Reader também disponibiliza ferramentas de áudio e tradução. Os textos das publicações podem ser ouvidos, em vez de lidos, permitindo ao utilizador a execução de outras tarefas síncronas, como a condução de veículo, etc. A tradução de texto para outras línguas, a mudança do tipo de letra, a partilha ou a seleção de páginas são opções que facilitam a adaptação às necessidades específicas de cada utilizador.

Entre as publicações nacionais disponíveis estão 89 revistas e 19 jornais, como o Jornal de Notícias, o Público, o Jornal de Negócios, O Jogo, a Sábado, a PC Guia, a Vogue, a Volta ao Mundo, a Men´s Health.