Inovação

USHARE promove utilização partilhada de veículos entre a comunidade da U.Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) lança esta quarta-feira, dia 12 de abril, a aplicação USHARE no Porto. A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal do Porto na sua apresentação pública, tem como objetivo promover a utilização partilhada de veículos, diminuindo a pegada de carbono da cidade.

A USHARE foi criada e desenvolvida numa parceria entre a AEFEP e a empresa júnior da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a JuniFEUP. Esta, que é uma aplicação de boleias, permite a utilização de veículos particulares para partilhar viagens entre diferentes utilizadores, contribuindo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A aplicação promove o conceito de economia partilhada, tornando as viagens mais acessíveis e económicas, contribuindo para a redução do número de veículos em circulação.

O vice-presidente da Câmara do Porto participou na mesa-redonda "Sustentabilidade Ambiental: Das palavras aos atos", que antecipou o lançamento da aplicação, destacando o desenvolvimento desta app como uma ação concreta interessante para a resolução de um problema identificado, dando ênfase ao contributo e dinamismo da Associação de Estudantes da FEP, uma das subscritoras do Pacto do Porto para o Clima.

Filipe Araújo recorda que a transição para o transporte público partilhado e de zero emissões é determinante para o sucesso das metas climáticas da cidade: "Estamos a trilhar um caminho em conjunto com os subscritores do Pacto, onde o Município do Porto tem procurado liderar pelo exemplo, atuando, de forma assertiva e coerente, nos esforços da descarbonização da cidade. Esta app é mais um instrumento que vem apoiar a partilha do veículo individual quando, por alguma razão, o transporte público possa não ser opção".

O Pacto do Porto para o Clima, iniciativa lançada publicamente em setembro de 2022, reúne já mais de 300 subscritores, entre elementos da sociedade civil, organizações, empresas e instituições unidas em prol da neutralidade carbónica na cidade até 2030.