Inovação

UPTEC recebeu final nacional do ClimateLaunchpad

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_UPTEC.jpg

Filipa Brito

Uma plataforma de transação, gestão e acompanhamento de e-waste, um software de automação que otimiza a produção de agricultura vertical, e uma solução para a construção de edifícios mais eficientes são as três ideias vencedoras da final nacional do ClimateLaunchpad 2023, organizada, recentemente, pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul.

Os vencedores vão representar Portugal na final europeia da maior competição de ideias cleantech do mundo, que se vai realizar no último trimestre deste ano.

A Simby desenvolve e gere uma plataforma de transação, gestão e acompanhamento de e-waste – equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida enquanto o projeto da Santa Farm Technology repensa a agricultura através de um software de automação que permite otimizar a produção e gerar soluções com baixo impacto ambiental. Já a build.ing é uma startup focada na elaboração de edifícios mais eficientes, na fase de conceção, para a indústria da construção.

Para além das três vencedoras, participaram as startups Amaze Warriors Consulting – proposta de melhoria da conetividade à rede de energia solar, FilterCork – adsorção de arsénio de água potável, InBfusion – uma escova de dentes vitalícia e sustentável, e a Smart LPG – uso de inteligência artificial na previsão de consumos de energia em África.

14 mil ideias de negócio

Os três vencedores da final nacional vão ter, entre outros prémios, acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses.

O ClimateLaunchpad é a maior competição cleantech do mundo e é organizada, em Portugal, pela UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul. Agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água são as categorias da iniciativa da União Europeia que quer fazer crescer os projetos cleantech de todo o mundo.

Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 14 mil ideias de negócio de 59 países de todo o mundo. Em Portugal, o programa – que conta com a coordenação da UPTEC desde 2016 – já recebeu mais de 150 candidaturas, apoiou mais de 80 equipas e mais de 180 participantes. Além disso, Portugal conta também com três vencedores internacionais – Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga.