Inovação

UPTEC debate potencial do Porto como centro europeu de inovação e talento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_UPTEC.jpg

Filipa Brito

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, em cooperação com o Portugal Tech Hub, vai realizar esta quinta-feira, nas suas instalações, um debate subordinado ao tema "Porto: A Rising Tech and Talent Hub in Europe".

Ao longo do evento – uma das quinze iniciativas organizadas para celebrar o 15º aniversário da UPTEC –, a organização pretende que os participantes reflitam sobre como a região do Porto está a adaptar a mentalidade para acolher centros tecnológicos internacionais, promover a retenção de talentos de topo e quais as práticas sustentáveis e inclusivas usadas para criar um ecossistema tecnológico próspero.

O evento será composto por dois painéis de discussão: o primeiro, que irá analisar as estratégias para a construção e crescimento de ecossistemas tecnológicos sustentáveis, contará com a participação do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, do director executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, Maria Geraldes, do Gabinete de Apoio ao Investidor da Câmara Municipal de Matosinhos, Pedro Silveira, da AICEP Portugal Global. Pedro Moura, cofundador do "Portugal Tech Hub" e "Future.Works", será o responsável pela moderação deste painel.

Já a segunda mesa-redonda explorará estratégias para as startups e os centros tecnológicos internacionais coexistirem na atração de talento. Os oradores neste painel serão Filipa Ferreira, senior director of people Portugal & Global EX at Talkdesk, Martin Kaasgaard, coordenador da Vestas Porto, e Rita Santos, head of people na Smartex.ai. A jornalista e produtora Rute Sousa Vasco moderará a discussão.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrições, que podem ser feitas aqui.