Inovação

UPTEC abre candidaturas para Escola de Startups para Investigadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Escola_Startups_Invest_UPTEC.JPG

DR

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai lançar a Escola de Startups para Investigadores. Um programa que pretende desenvolver competências de empreendedorismo e capacitar os estudantes de mestrado e doutoramento de qualquer universidade ou instituto do país. A iniciativa decorre de 24 de fevereiro a 5 de julho e acontecerá, maioritariamente, em formato presencial, na UPTEC. As candidaturas estão abertas até ao dia 12 de fevereiro e são totalmente gratuitas.

Nesta iniciativa, os participantes vão ter acesso a ferramentas para criar soluções inovadoras, validar modelos de negócio e tornar projetos de investigação em negócios bem-sucedidos. Terão um total de 62 horas de formação, incluindo 12 workshops e um Demo Day.

As equipas – 12 no total, num máximo de 60 participantes – vão aprender as melhores práticas de negócio com fundadores de startups, assim como conhecer as novas tendências que estão a emergir no mercado com especialistas da indústria. O programa abordará temáticas como Ideação, Lean Canvas e Jobs to be Done, Marketing and Sales, Tendências Emergentes, Propriedade Intelectual, Economia Comportamental para Startups, Finanças para Startups, Comunicação e treino de Pitch.

Os vencedores do programa terão acesso a prémios monetários — o primeiro lugar tem direito a 2500 euros, o segundo recebe 1500 euros, enquanto o terceiro lugar receberá 500 euros — e quatro meses de incubação gratuita em cowork na UPTEC. Além disso, os vencedores que sejam estudantes ou investigadores com ligação à Universidade do Porto vão ter a oportunidade de participar, gratuitamente, na European Innovation Academy.