Educação

U.Porto tem um dos primeiros “Campus Saudáveis” do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_healthy_campus_uporto_01.JPG

DR (Foto de arquivo)

A Universidade do Porto tornou-se recentemente uma das primeiras instituições de ensino superior a nível mundial a atingir o nível de certificação máximo (platina), atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), no âmbito do programa “Healthy Campus” (Campus Saudável).

Na iniciativa que visa prestar reconhecimento às instituições que se destaquem pela implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar e qualidade de vida das respetivas comunidades, a U.Porto viu a sua candidatura ser aprovada em 96 dos 100 critérios estabelecidos pela FISU, todos eles estritamente ligados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Mais concretamente, a Universidade viu reconhecido o trabalho que tem vindo a desenvolver nos seguintes domínios: Gestão de Campus Saudável, Atividade física e desporto, Nutrição, Prevenção de doenças, Saúde mental e social, Comportamento de risco, Meio ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade social.

Em excertos de uma entrevista publicada pela FISU, aludida na página Notícias U.Porto, o reitor da Universidade do Porto congratulou-se pela certificação agora obtida. “A valorização das pessoas e a aposta em garantir a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar de toda a comunidade académica é um desígnio estratégico subjacente à visão sobre o posicionamento da U.Porto para o futuro. É, por isso, com enorme satisfação que vemos o nosso trabalho reconhecido dando-nos ainda mais alento para continuar a apostar no aumento da qualidade de vida dos nossos estudantes e colaboradores”, destacou António de Sousa Pereira.

Lembrando o “grande esforço” que a Universidade tem feito “para proporcionar a todos os membros da sua comunidade as melhores condições para que possam desenvolver as suas atividades num ambiente saudável”, o Reitor confessou ainda que foi “com imenso entusiasmo que desde a primeira hora vimos no programa ‘Healthy Campus’, da FISU, uma oportunidade para avaliar o trabalho desenvolvido”.

Ainda assim, o reitor da U.Porto acredita ser possível melhorar: “Embora tenhamos obtido aprovação em quase todos os critérios, acreditamos que o trabalho ainda não está concluído. Tentaremos fazer com que esta seja uma prioridade para os quase 40.000 alunos e funcionários que frequentam a Universidade do Porto”.

Deste modo, a instituição de ensino superior da cidade faz agora parte do restrito clube de 50 universidades de todo o mundo que já foram certificadas pelo “Healthy Campus”, sendo uma das primeiras a obter o mais alto nível de certificação do programa.