Cultura

U.Porto reflete a utopia e recebe documentários dedicados ao design e à arquitetura

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Americaville_Adam_James_Smith.jpg

DR

O ciclo de cinema documental DESIGNAgorà – LI(ea)VING UTOPIA, que acontece de dois em dois anos, está de volta para levar a projeção à Universidade do Porto. De 2 a 5 de dezembro, há curtas, médias e longas-metragens dedicadas ao design e à arquitetura para assistir de forma gratuita.

A edição deste ano pretende “explorar a dupla dimensão do conceito de utopia, em que coexistem projetos fracassados, movimentos “extintos”, edifícios suspensos entre os sonhos e a crueza da realidade, mas também projetos visionários, alguns ainda por alcançar e, por fim, o exemplo de espaços criados para a concretização individual e coletiva”.

Os destaques da programação vão para duas estreias nacionais. Na sexta-feira, às 21 horas, o convite é para assistir a “Americaville”, a história de Adam James Smith sobre “uma comunidade de milhares de chineses a quem foi prometido o sonho americano”.

No dia seguinte, o DESIGNAgorà – LI(ea)VING UTOPIA estreia “The Tilted Block of Flats. Bergamo, Sun, Kasbah, Chicken Coops and Flowered Terraces”. O filme de Alberto Valtellina e Paolo Vitali onde “os habitantes destacam as características e qualidades arquitetónicas dos espaços e a forma como ele acolhe e se adapta às vivências privadas do quotidiano” passa às 19 horas deste sábado.

Pela primeira vez na cidade do Porto, o ciclo de cinema documental traz ainda “Planet City”, de Liam Young, que retrata “uma hiper densa casa para 10 biliões de pessoas que descartam o resto do território e o entregam a uma espécie de existência desértica à escala global”; e “A Cidade de Portas”, de Humberto Kzure e Teresa Prata, em homenagem a Nuno Portas, professor emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

A encerrar esta edição do DESIGNAgorà haverá entrega de prémios às curtas apresentadas pelas Escolas de Ensino Superior parceiras no âmbito de 'Estúdio UTOPIA', e a inauguração da exposição e instalação sonora "In-between this and something else", onde o espectador é convidado a percorrer a cidade através de um conjunto de fotografias e vídeos realizados por Nuno Cera, em Macau.

Além dos filmes, a iniciativa compõem-se este ano com o podcast Ecos do Futuro onde a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, o jornalista e escritor, Paulo Moura, e o pedagogo e criador do projeto “La Città dei bambini”, Francesco Tonucci, refletem sobre o tema da utopia.

As projeções acontecem na Casa Comum e na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e as sessões são de entrada gratuita, sujeita à lotação da sala. Organizado pela ASCIP Dante Alighieri, com a colaboração da Reitoria da Universidade do Porto, o projeto nasceu em 2019, “com a vontade de apostar no audiovisual para refletir questões relacionadas com o dia a dia, onde a prática de projeto pode desempenhar um papel fundamental”.