Educação

U.Porto novamente entre as melhores do mundo segundo ranking de Xangai

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_i3s_02.JPG

Filipa Brito

Mais um índice em que a Universidade do Porto figura entre as melhores do mundo em várias áreas. Este ano, o "ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects" coloca a instituição no “top 100” mundial em Ciência e Tecnologia Alimentar, Engenharia Química, Engenharia Biomédica e Veterinária.

Em Ciência e Tecnologia Alimentar, a U.Porto é a 15.ª que mais e melhor investigação produz, mas figura entre as melhores num total de 32 áreas científicas. Além disso, avança o Notícias UP, é líder nacional em 14 das disciplinas analisadas pelo prestigiado ranking.

No domínio da Engenharia Biomédica, assim como em Engenharia Química e Ciências Veterinárias, a U.Porto figura na 76.ª posição a nível mundial. A instituição de ensino encontra-se, ainda, entre as 150 melhores nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Saúde Pública e Ciências Agrárias.

No “top 200” aparecem as disciplinas de Biotecnologia, Ecologia, Instrumentos de Ciência e Tecnologia, Medicina Clínica, Engenharia Civil e Oceanografia. Entre as 300 melhores instituições ficam, este ano, as áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina Dentária, Tecnologia Médica, Ciência e Engenharia do Ambiente, Ciência e Engenharia da Energia, Engenharia Mecânica, Geografia e Hospitalidade e Gestão de Turismo.

Ciência Atmosférica, Ciência e Engenharia de Computadores, Ciências Biológicas Humanas, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Gestão e Matemática colocam a U.Porto na lista das 400 melhores, e a lista termina com a inclusão de Economia, Educação, Física e Química no “top 500” a nível mundial.

Já no ano passado, a instituição tinha sido reconhecida em diversas áreas de estudo pelo mesmo índice.

Considerado um dos mais prestigiados rankings do mundo, o ranking de Xangai por disciplinas analisou o desempenho científico de mais de quatro mil universidades de 93 países, em 54 disciplinas relacionadas com os domínios das Ciências Naturais, da Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects é feito com base em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação. Considera o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações, e também valoriza a colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação.