Sociedade

U.Porto integra projeto para promover a igualdade de género na área científica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_i3s.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto é uma das sete instituições europeias de ensino superior a aplicar o projeto RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together, que tem o objetivo de fomentar a igualdade de género e diversidade no âmbito académico e científico.

Com uma duração de quatro anos, o projeto RESET vai atribuir um orçamento global no valor de 3 milhões de euros, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, e foca-se no combate às barreiras sistémicas e culturais às carreiras científicas de mulheres em investigação e na academia, desde a frequência do doutoramento, até à ascensão a posições de carreira nas suas áreas.

Para isso, a iniciativa promover uma participação alargada das mulheres a todos os níveis – incluindo em posições de liderança estratégica e científica –, bem como a inclusão das questões do género nas atividades de investigação e inovação, criando atividades que abrangem o desenvolvimento de planos de igualdade de género (GEPs) e o estabelecimento de conselhos para a igualdade de género (GEBs) em cada uma das sete organizações parceiras do projeto.

A equipa da U.Porto vai ainda desenvolver um inquérito a aplicar nas diferentes organizações parceiras, com o objetivo de examinar as perceções e experiências de (des)igualdades dos membros da academia e identificar os principais obstáculos à promoção da igualdade.

Coordenada pela vice-reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização, a participação da Universidade do Porto conta ainda com a colaboração das docentes Marisa Matias, Conceição Nogueira e Sara Isabel Magalhães, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), e de Alexandra Lopes e Isabel Dias, da Faculdade de Letras (FLUP). O Serviço de Investigação e Projetos da Reitoria está igualmente envolvido no projeto.

Para além da U.Porto, o RESET conta ainda com a participação das universidade de Bordéus (França), Łódź (Polónia), Oulu (Finlândia), da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), da Ruhr-University Bochum (Alemanha) e da Sciences Po Paris (França).