Sociedade

U.Porto entre as melhores na reputação académica e de empregadores e na produção científica

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_universidade_porto.jpg

Filipa Brito

Novo ranking, novo recorde da Universidade do Porto. Os “QS World University Rankings by Subject 2022” distinguem a instituição em 27 áreas de estudo, incluindo-a entre as 100 melhores em Arquitetura, Engenharia Civil e Gestão da Informação.

O Notícias UPorto sublinha que este é o “melhor desempenho de sempre” da instituição no “conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS)”. Destacando-se entre as melhores do mundo em 27 das 51 áreas de estudo, a U.Porto foi avaliada segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Na lista deste ano, uma referência para a estreia e entrada direta para o grupo das 220 melhores na área da Geofísica. Novidade assinalável é, também, o regresso da Linguística da universidade ao top 251-300.

Sempre a superar as posições de anos anteriores, a U.Porto viu melhorada a prestação nas áreas de Engenharia Eletrotécnica, Agricultura e Educação (101-150), mas também Medicina (151-200), Matemática (251-300) e Física e Astronomia (301-350).

Nas outras áreas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Farmácia figuram entre as 101 e 150 melhores, entre as 151 e as 200 dos QS World University Rankings by Subject aparecem as Ciências do Ambiente, logo seguidas de Arte e Design, entre as 201 e as 230 melhores. A lista inclui ainda as Ciências Biológicas, entre as 201 e as 250, e, no grupo das 300 melhores universidades, Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Finanças, Línguas Modernas, Medicina, Psicologia, Química e Sociologia.

Além dos rankings por áreas específicas, a Quacquarelli Symonds classifica também as instituições em cinco grandes áreas de conhecimento. Neste aspeto, o grande destaque da Universidade do Porto é para a subida - do 248.º lugar para o 146.º - das Ciências da Vida e Medicina.

Quando comparada com outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge como a melhor em 14 áreas de estudo. Aqui, Agricultura, Arquitetura, Arte e Design, Ciências do Ambiente, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Gestão de Informação e Psicologia mantêm o primeiro lugar (isolado ou em ex aequo com outras instituições). Novidade é a liderança isolada da Engenharia Eletrotécnica e da Medicina.

A Universidade surge ainda no segundo lugar em Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Desporto, Finanças, Física e Astronomia, Geofísica, Gestão, Línguas Modernas, Linguística, Matemática, Química e Sociologia, e no terceiro em Economia.

Olhando para as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa em Ciências da Vida e Medicina e na Engenharia e Tecnologia.