Educação

U.Porto em projeto europeu pela igualdade de género e o logo tem marca portuense

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_i3s.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto é uma das instituições parceiras do programa RESET (Redesigning Equality and Scientific Excellence Together). O objetivo é impulsionar a igualdade e a diversidade de género na investigação científica. Além da participação da U.Porto, o concurso para criação do logótipo do projeto também selecionou o trabalho de duas alunas da instituição.

Com a duração de quatro anos e um orçamento na casa dos três milhões de euros, financiado pelo Horizonte 2020, o RESET pretende combater barreiras sistémicas e culturais às oportunidades de carreira feminina em excelência científica e académica. A iniciativa dirige-se a mulheres em qualquer nível na carreira e procura estabelecer planos para a igualdade de género, assim como criar conselhos para a igualdade de género em cada uma das organizações parceiras.

A equipa portuguesa é coordenada pelo vice-reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, Pedro Rodrigues, e conta com os contributos de Marisa Matias, Conceição Nogueira e Sara Isabel Magalhãe, docentes da Faculdade de Psicologia e Educação da U.Porto, e Alexandra Lopes e Isabel Dias, da Faculdade de Letras.

Além da U.Porto, o RESET conta com o contributo das universidades de Bordéus (França), Łódź (Polónia), Oulu (Finlândia), da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), da Ruhr-University Bochum (Alemanha) e da fundação francesa Sciences Po Paris.

No arranque do projeto, foi lançado um concurso para o desenvolvimento da identidade visual do RESET, que foi ganho por duas alunas de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Os responsáveis do RESET sublinharam o “conceito geral, a clareza da ideia e o profissionalismo” de Ana Leite e Sofia Correia.