Educação

Universidade Júnior de volta ao formato presencial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_missao_ferias_escola_irene_lisboa_dia27_04.JPG

Filipa Brito

Três anos depois, a Universidade do Porto volta a aproveitar os meses de verão para abrir as portas das suas salas de aula e laboratórios a mais de três mil alunos do ensino básico e secundário. A abertura das inscrições para a Universidade Júnior 2022 está marcada para os dias 6 de junho (programas destinados a alunos do 5.º ao 8.º anos de escolaridade) e 7 de junho (para alunos do 9.º ao 11.º anos), sempre às 21 horas.

De volta ao formato presencial, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário propõe duas semanas (18 a 22 de julho e 25 a 29 de julho) de atividades, a decorrer nas diferentes faculdades da Universidade e num conjunto alargado de entidades parceiras (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto, Porto Business School, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Museu da Alfândega, Visionarium – Multimeios de Espinho, Parque Biológico de Gaia, Museu Futebol Clube do Porto, ou ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto).

À semelhança das edições anteriores, os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade têm à sua disposição o Experimenta no Verão, um programa onde os mais jovens participantes da “Universidade Júnior” podem experimentar durante toda a semana atividades em várias áreas científicas, através de pequenos “cursos” diários disponibilizados em cinco programas distintos.

Para os alunos do 7.º e 8.º anos estão destinadas as Oficinas de Verão. Este programa inclui três oficinas, cada uma composta por cinco pequenas atividades ligadas às áreas das Ciências, Engenharia, Letras, Belas Artes, Desporto, entre outras. Os participantes da mesma faixa etária, mas que já tiverem uma área de interesse selecionada, poderão ainda optar por uma das quatro oficinas temáticas, todas elas dedicadas a um tema específico.

Já os alunos que frequentam o 9.º, 10.º ou 11.º anos de escolaridade são desafiados, através do Verão em Projeto, a participar num verdadeiro projeto científico na área de estudo que mais interesse lhes desperta, com projetos em quase todas as áreas do conhecimento.

O programa geral da Universidade Júnior fica completo com a Escola de Línguas, destinada a todos os alunos do 5.º ao 11.º ano. A decorrer na Faculdade de Letras (FLUP), este programa dá aos participantes a oportunidade de aprenderem várias línguas estrangeiras à sua escolha.

Os alunos mais velhos (10.º ao 12.º ano) têm ainda à disposição um conjunto de escolas temáticas de introdução à investigação, a decorrer entre julho e setembro, e acessíveis apenas por candidatura. A participação nestas escolas está dependente dos bons resultados escolares do aluno, embora os critérios de seleção variem de programa para programa.

A inscrição nos diferentes programas da Universidade Júnior 2022 tem um custo de 100 euros por semana (com a exceção das Escolas de Introdução à Investigação onde o valor pode variar) e inclui o seguro escolar, os materiais das atividades e o almoço. Para os alunos residentes em locais mais distantes da cidade do Porto, a U.Porto disponibiliza ainda um programa de alojamento que permite a estes participantes pernoitar durante toda a semana na Invicta.