Sociedade

Universidade do Porto volta a superar-se em classificação internacional por disciplinas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_universidade_porto.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto volta a superar-se na classificação das diferentes áreas de estudo que oferece. Na edição de 2024 do “QS World University Rankings by Subject” a instituição destaca-se em 28 disciplinas, das 55 avaliadas, sendo a melhor portuguesa em 16 delas e integrando o grupo das 200 melhores universidades mundiais em 13 matérias de estudo, mais duas que no ano passado.

A classificação da Quacquarelli Symonds, que avalia a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica de 1.500 instituições, melhora a posição da universidade portuense em seis áreas e distingue-a, pela primeira vez, em três outras.

Destaque para a estreia da disciplina de Engenharia de Petróleos, que coloca a U.Porto logo entre as 100 melhores. Neste grupo cimeiro estão, também, as matérias de Ciências Farmacêuticas, Desporto e Arquitetura.

Outra entrada direta é a da área de Estatística e Investigação Operacional, que figura entre as 250 melhores do mundo, e a de Língua e Literatura Inglesa, entre as 330 com melhor classificação.

A subida da instituição na lista da Quacquarelli Symonds acontece com as disciplinas de Engenharia Mecânica, que é, agora, a 148.ª melhor do mundo, Línguas Modernas, Linguística e Medicina.

Segundo a classificação, a Universidade do Porto está entre as 150 melhores nas áreas da Agricultura e Ciências Florestais e Engenharia Civil; entre as 200 melhores em Ciência dos Materiais, Educação, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Química; entre as 240 melhores em Geofísica; entre as 250 melhores em Ciências Biológicas, Ciências do Ambiente, Psicologia e Química; e entre as 300 melhores em Física e Astronomia e Matemática.

Ciências de Computadores, Finanças, Sociologia, Economia e Gestão colocam a instituição no grupo das 400 melhores ofertas curriculares.

Entre as 350 nas cinco grandes áreas do conhecimento

Além das classificações específicas, o QS World University Rankings by Subject analisa as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento, estando a U.Porto entre as 350 melhores do mundo em todas elas: é 176.ª no domínio das Ciências da Vida e da Medicina, 205.ª em Engenharia e Tecnologia, 244.ª em Ciências Naturais, 280.ª em Artes e Humanidades, e 338.ª em Ciências Sociais e Gestão.

Quando comparada com outras instituições nacionais, a Universidade do Porto lidera nos domínios da Arquitetura, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Linguística e Medicina.

A liderança é partilhada nas áreas de Agricultura e Ciências Florestais, Ciência dos Materiais, Ciências Biológicas, Ciências do Ambiente, Educação, Engenharia de Petróleos, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Química e Psicologia.

Na avaliação pelas grandes áreas de conhecimento, Ciências da Vida e Medicina volta a ser a área de destaque. A nível mundial, esta lista é dominada pela Universidade de Harvard, líder em quatro das áreas (Artes e Humanidades, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e também em Ciências Sociais e Gestão), sendo o MIT – Massachusetts Institute of Technology o número um em Engenharia e Tecnologia.