Cultura

Universidade do Porto recebe o mês de julho com a iniciativa cultural "Noites no Pátio do Museu"

  • Notícia

    Notícia

#fib_reitoria_vista_clerigos.jpg

Filipa Brito

O pátio do polo central do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto vai receber, durante todo o mês de julho, sessões de poesia, música, dança cinema e debates.

Após a reabertura de portas a 22 de junho, a Casa Comum da Universidade do Porto preparou um mês de julho repleto de cultura para todos os gostos e públicos com um total de 23 eventos.

Em parceria com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC), a iniciativa decorre durante todo o mês, de terça-feira a sábado, a partir das 21,30 horas, no pátio do polo central do MHNC.

A iniciativa arranca já a partir de hoje, quarta-feira, com o ciclo de conversas "A voz dos objetos", que se debruça sobre o tema dos dinossauros do Museu de História Natural e da Ciência da UP e que será liderado pelo investigador João Muchagata.

Ainda esta semana, será possível assistir a um concerto dos Andor Violeta, no dia 2 de julho, participar no arranque do ciclo de cinema "DOC ÍNDEX: Documentários Proibidos", no dia 3 de julho, que apresenta nove filmes documentais, ou ainda ouvir emocionantes histórias acerca da investigação desenvolvida a nível da biodiversidade e conservação da natureza por parte de investigadores do CIBIO-inBIO, no dia 4 de julho.

Até ao final do mês, haverá ainda tempo para sessões de poesia na companhia de Adolfo Luxúria Canibal ou de Andreia C. Faria e ainda, para desafiar a imaginação, uma sessão de ilusionismo com Gonçalo Gil.

Para garantir a segurança de todos durante os tempos de pandemia que se vivem, o espaço encontra-se limitado a um terço da sua capacidade total de ocupação e a devida higienização das mãos e a desinfeção do calçado são obrigatórias.

A iniciativa realizada ao ar livre é de entrada gratuita, mediante marcação prévia, e a agenda completa pode ser consultada aqui.

Durante os tempos de pandemia, a Casa Comum levou ainda a cultura ao encontro de todos através de uma solução digital, que contou com 26 podcasts e 180 episódios que serão agora reinventados com a criação de novas rubricas que vão coabitar com os eventos físicos.

Além dos novos podcasts e das "Noites no Pátio do Museu", há as exposições do arquiteto Telmo Castro e da Porto Cartoon nas Galerias I e II, da Casa Comum, para ver até dia 18 de setembro.