Educação

Universidade do Porto mostra-se a potenciais candidatos em quatro dias

  • Notícia

    Notícia

#ES_mostra_UP.jpg

Começa hoje a 16.ª Mostra da Universidade do Porto, pela primeira vez nas instalações do complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / Faculdade de Farmácia (ICBAS/FFUP), mesmo ao lado do Palácio de Cristal (onde a iniciativa se realizou nos anos anteriores). Até domingo, 15 de abril, são dadas a conhecer as várias propostas de graduação e pós-graduação da instituição. Simultaneamente, decorrem atividades e experiências que revelam a diversidade da oferta formativa da U.Porto.

A iniciativa destina-se a alunos do ensino básico e secundário, mas também a famílias, diplomados e outros cidadãos, que podem encontrar, num só espaço, o que a instituição portuense disponibiliza em termos de graduações e pós-graduações,  e, ao mesmo tempo, conhecer e experimentar atividades ligadas a campos como a Saúde, Engenharia, Ciências, Humanidades ou Artes, entre outros. 

Ao longo de quatro dias, cerca de 300 docentes, técnicos e estudantes da U.Porto estarão no local para dar a conhecer a oferta formativa da Universidade e demonstrar o lado mais divertido do conhecimento científico.

Deste modo, o público é convidado a "embarcar" numa viagem de descoberta e conhecimento das diferentes áreas de atuação e de investigação da Universidade do Porto.

Para acolher o evento, foram montados dois pavilhões nos terraços do ICBAS/FFUP, dentro dos quais será possível conhecer e participar gratuitamente nas demonstrações e experiências científicas preparadas por toda a comunidade académica da U.Porto. 

Será possível assistir a simulações de escavação arqueológica ou demonstrações de esgrima medieval, participar em provas de degustação gastronómica e conhecer os conceitos de gastronomia molecular, realizar uma experiência de estimativa da quantidade de açúcar num refrigerante ou experimentar produzir um sabonete, fazer um exame de avaliação do Índice de Massa Corporal ou uma avaliação do monóxido de carbono presente em fumadores, ver como se produz um antibiótico ou como se transforma um normal Fiat Uno num veículo elétrico de competição, experimentar programar um robô na Arena de Robôs ou participar num workshop de desenho livre.

Para os os alunos do ensino básico e secundário que, em visitas escolares ou de forma individual, visitarem a Mostra da U.Porto será possível encontrar informação sobre os planos de estudo, os requisitos de acesso e as saídas profissionais dos 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da Universidade Porto.

Ao ter contacto direto com estudantes e professores de cada curso, o público pré-universitário pode tirar todas as dúvidas e questões em torno do ensino superior diretamente com aqueles que o frequentam. Os serviços académicos e de ação social também irão estar presentes no certame, de modo a permitir que o público possa receber informações sobre apoios sociais, empregabilidade e programas de mobilidade internacional existentes na U.Porto, assim como participar em sessões de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior e obter apoio em matéria de orientação vocacional.

De entrada livre, a mostra decorre hoje e sexta-feira das 10 às 19 horas; no sábado abre às 11 horas e encerra às 20 horas , no domingo, último dia, decorre das 11 às 19 horas. São esperados cerca de 15 mil visitantes.