Educação

Universidade do Porto em novo projeto europeu de intercâmbio de estudantes, investigadores e docentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_universidade_porto.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto é uma das nove instituições europeias a integrar o novo projeto da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), que vai permitir o intercâmbio de estudantes, investigadores e docentes entre parceiros. Criação deste “supercampus” de circulação livre tem apoio de 18 milhões de euros da Comissão Europeia.

À Lusa, o reitor da U.Porto explica que “isto representa a possibilidade dos estudantes destas universidades fazerem programas de mobilidade e poderem livremente circular nestas universidades”.

“Queremos também potenciar a ligação entre os membros desta aliança, fazendo intercâmbio de professores, desenvolver projetos de investigação e ligação à universidade em conjunto", afirma António Sousa Pereira.

Entre os objetivos estão a criação de “ambiente "cada vez mais multinacional e multidisciplinar", promover a diversidade e inclusão a todos os níveis (estando prevista a criação de módulos internacionais de formação e investigação na área da saúde "global"), e ainda a criação do 'European Student Card', um cartão de estudante de identificação em qualquer uma das instituições e que lhes trará "vantagens e privilégios".

No total, mais de 350 mil estudantes de qualquer área de ensino e 50 mil professores, investigadores e técnicos vão ter a oportunidade de integrar este "supercampus" europeu, que deverá arrancar já no próximo ano letivo.

Além da instituição portuense, fazem parte do projeto a Universidade Paris-Saclay (França), a LMU Munique (Alemanha), a Universidade de Lund (Suécia), a Universidade de Szeged (Hungria), a Novi Sad University (Sérvia), a University of Alcala (Espanha), a Universidade de Hamburgo (Alemanha) e a The Artic University in Tromso (Noruega).

A Universidade do Porto é membro fundador da European University Alliance for Global Health, nascida em 2019.