Sociedade

Universidade do Porto considerada uma das 400 melhores do mundo

  • Notícia

    Notícia

#fib_fachada_univerdidade_do_porto.jpg

O ranking de Xangai colocou a Universidade do Porto, pelo décimo ano consecutivo, entre as 400 melhores universidades do mundo.

Após ter sido posicionada entre as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas distintas (Ciência e Tecnologia Alimentar, Veterinária, Engenharia Biomédica e Engenharia Química), numa análise que avaliou mais de 4 mil estabelecimentos, a Universidade do Porto volta a destacar-se entre as 301 e as 400 melhores instituições de ensino a nível mundial pelo Academic Ranking of World Universities 2020, elaborado pela Shanghai Ranking Consultancy.

O mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do ensino superior laureou a instituição portuense com a pontuação de 45,8 (superior à do último ano), no que diz respeito ao número de publicações indexadas no Social Sciences Citation Index 2019 do Web of Science. No número de citações por artigo, a U.Porto adquiriu 10,2 de pontuação e 19,1 no desempenho global da instituição por docente.

Numa avaliação que contou com mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo, a análise foi feita com base em seis critérios que avaliam a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita.

No panorama nacional, o ranking destacou ainda mais cinco universidades portuguesas: a Universidade de Lisboa, integrando o grupo das 151-200 instituições mundiais; a Universidade do Minho, entre as 401 e 500; as universidades de Aveiro e Coimbra, no grupo das 501-600; e a Universidade Nova de Lisboa, entre as 601 e 700 melhores do mundo.

A norte-americana Universidade de Harvard conquistou, pelo 18.º ano consecutivo, o primeiro lugar do pódio no aclamado ranking, seguindo-se as universidades de Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido), Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Berkeley (EUA).