Educação

Universidade do Porto comemora 113 anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_reitoria_up_01.jpg

Miguel Nogueira

A Universidade do Porto (U.Porto) comemora, esta sexta-feira, o seu 113.º aniversário. Assumindo o formato habitual, os festejos terão como ponto alto a sessão solene do Dia da Universidade, na Reitoria. A cerimónia terá como orador convidado o escritor e antigo professor da U.Porto, Richard Zimler.

Autor de 12 romances – incluindo vários bestsellers -, uma coletânea de contos e sete livros infantis, tem a sua obra traduzida em 23 línguas. Entre os inúmeros prémios literários que conquistou incluem-se o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction (EUA), em 1994, e o Prémio Herodotus (EUA) para o melhor romance histórico (1998).

A cerimónia contará ainda com o discurso do reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição. A intervenção de encerramento ficará a cargo do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Premiar o mérito

A sessão solene do Dia da Universidade é também o momento para reconhecer, publicamente, o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram durante o último ano.

Ao longo da tarde, 26 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

O título de Professor Emérito será entregue, por sua vez, a 14 professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade, nomeadamente "pela sua ação e prestígio adquirido no seu campo académico e científico e pela sua contribuição para a projeção nacional e internacional da U.Porto".