Educação

Universidade do Porto assinala 112 anos de existência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_interior_universidade_do_porto.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto (U.Porto) comemora esta quarta-feira, dia 22 de março, o seu 112.º aniversário, com a habitual sessão solene na reitoria e uma corrida/caminhada pela cidade.

A decorrer no salão nobre da reitoria, a sessão solene tem início às 15h00, com o tradicional cortejo académico, protagonizado pelos professores doutorados da U.Porto. Este ano o orador convidado será António Sampaio da Nóvoa, professor catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa. A intervenção de encerramento ficará a cargo do reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que fará o balanço anual das atividades da universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

A sessão solene é também o momento para reconhecer publicamente o mérito daqueles que, dentro da comunidade académica, mais se distinguiram durante o último ano. É nesse grupo que se inclui Maria João Ramos, vencedora da edição deste ano do Prémio de Excelência na Investigação Científica (que distingue o percurso científico de um investigador ou docente da universidade).

Ao longo da tarde, 24 estudantes serão ainda distinguidos com o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e com o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

A U.Porto vai também prestar homenagem aos professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, à Sociedade e à Universidade, nomeadamente "pela sua ação e prestígio adquirido no seu campo académico e científico e pela sua contribuição para a projeção nacional e internacional da U.Porto".

Desporto e solidariedade juntam-se à festa

Após a sessão solene, as comemorações extravasam para as ruas do centro histórico da U.Porto, através de uma corrida e caminhada, promovida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e aberta a toda a comunidade.

Com partida da Praça Gomes Teixeira às 18h30, os participantes vão correr/caminhar pelo centro histórico, regressando depois à reitoria, onde os espera um momento de confraternização. O valor total das inscrições reverterá, na íntegra, para a Associação Protetora da Criança.