Sociedade

Unidade móvel percorre a cidade para rastreios gratuitos ao VIH/SIDA

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_rastreio_gratuito_VIH.jpg

Filipa Brito

Encontram-se a decorrer os rastreios gratuitos ao VIH/SIDA numa unidade móvel, promovidos pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto).

O CAD VIH/SIDA Porto disponibiliza, mensalmente, a presença de uma unidade móvel em vários pontos da cidade. A unidade funciona nos dias úteis, sendo o atendimento efetuado por ordem de chegada e sem necessidade de marcação. Estão disponíveis aqui os locais, datas e horários de março.

Existe, ainda, uma unidade fixa do CAD VIH/SIDA Porto, na qual o atendimento é realizado apenas por marcação prévia, através do número fixo 220 412 250 ou do contacto móvel 961 314 380. Em alternativa, os interessados podem agendar o rastreio via email cadporto@arsnorte.min-saude.pt. Localizada na Rua da Constituição, n.º 199, a unidade fixa presta aconselhamento e realiza testes de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Os serviços prestados nestas duas unidades enquadram-se no âmbito das atividades previstas no plano de ação da estratégia “Porto, Cidade Sem Sida”. Com estas ações, pretende-se contribuir para a construção e consolidação de respostas adequadas às necessidades locais, concorrendo para o cumprimento dos objetivos da estratégia 90-90-90, assumidos pelo Município do Porto.

Nesse contexto, a Câmara do Porto lançou em dezembro passado a versão em braille do G.P.S. (Guia Porto Sem) VIH/Sida, adaptado para pessoas invisuais e amblíopes. À semelhança das versões original e da traduzida em inglês, também esta versão está a ser distribuída de forma ampla, através de um conjunto de entidades da cidade.