Inovação

União Europeia atribui 1,6 milhões a startup da U.Porto para tornar eólicas mais eficientes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Fibersail_01.JPG

DR

A Fibersail, uma startup instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, recebeu um financiamento de 1,6 milhões de euros da União Europeia para aumentar o potencial da tecnologia que desenvolve e ajuda a monitorizar a eficiência das pás eólicas.

As eólicas já vão fazendo parte da paisagem, e há uma startup instalada na UPTEC a ajudar a torná-las mais eficientes. A Fibersail, fundada em 2014, trabalha na monitorização da condição de estruturas críticas, como é o caso das turbinas eólicas.

A empresa desenvolveu um sistema que mede a forma de estruturas remotamente e em tempo real, ao mesmo tempo que trata a informação sobre o ambiente atmosférico. Isto proporciona um maior conhecimento sobre a condição efetiva e comportamento das pás eólicas, possibilitando, assim, uma maior eficiência, prevenção de falhas e redução de custos de manutenção.

O financiamento de 1,6 milhões de euros, obtido no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, vai permitir “fazer crescer a equipa e demonstrar o potencial da proposta de valor que a tecnologia patenteada da Fibersail tem na maximização da eficiência dos aerogeradores, permitindo também ajudar na redução dos elevados custos de manutenção”, sublinhou o CEO e cofundador da empresa, Pedro Pinto, citado pelo portal de notícias da U.Porto.

O objetivo para o futuro, admitiu o mesmo responsável, é “acelerar a implementação da estratégia definida para nos tornarmos um padrão no mercado eólico.”