Ambiente

Uma história da carochinha para incentivar à reciclagem

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Historia_Carochinha.jpg

Em mais uma “história com ambiente dentro”, a equipa de educação ambiental da Câmara do Porto conta uma história da carochinha cheia de incentivos à reciclagem e à poupança de água e energia. No final, o felizes para sempre inclui um casamento com separação, não de bens, mas de lixo. Até que a limpeza não os separe.

Todo o imaginário infantil reconhece a Carochinha como uma personagem com uma forte veia para a limpeza. Como quem conta um conto acrescenta um ponto, a versão criada pelos técnicos de educação ambiental do Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural do Parque da Cidade traz uma carochinha que, ao varrer, não encontra moedas de ouro, mas pacotes vazios que reluzem, caixas de papelão, embalagens que nada têm de valioso, e uma lata de fermento. Nada que a ajude a realizar o sonho do casamento.

Dispensando pretendentes que não põem o lixo no contentor ou enchem a banheira para tomar banho, a escolha Carochinha “que sabe o lixo separar, reutilizar e reciclar” recai pelo João Ratão, que se revela um bom cidadão, consciente da importância dos seus atos no ambiente e na transformação mais sustentável da cidade.

Noutros episódios da série “Histórias com ambiente dentro”, a equipa de Ambiente da Câmara do Porto trouxe aos mais novos contos sobre “O grande carvalho”, “O pinheiro aventureiro”, ou “A vida de um mocho”. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #historiascomambientedentro, #naturezaabrincar, #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.