Sociedade

Uma exposição sobre nós e o que somos pré-inaugura o Reservatório da Pasteleira

  • Notícia

    Notícia

O passado e o futuro estão desde ontem juntos no Reservatório da Pasteleira, cuja pré-inauguração está a ser feita com a exposição "Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra".

Trata-se de uma exposição sobre a região do Douro, em todo o seus território da fronteira com Espanha até ao mar, mas também "uma exposição sobre nós, sobre aquilo que nós somos", como apontou o presidente da Câmara do Porto na abertura ao final do dia de ontem.

Rui Moreira explicou que ali está explicado o Antropoceno, ou seja, "a forma como nós fomos capazes de transformar um território árido (ao longo de várias gerações) num território que só é comparável com as grandes obras da Humanidade".

"Esta é a nossa Maravilha do Mundo" declarou mesmo Rui Moreira, aludindo às dimensões material e imaterial do Porto e Douro retratadas nesta exposição, a qual enquadrou "perfeitamente" no espírito que levou a autarquia a decidir instalar no Reservatório da Pasteleira o futuro Museu da História da Cidade. Onde, mais uma vez, passado e presente, território e gentes se encontrarão de uma forma expositiva que, tal como "Douro [DWR] 3 solos entre céu e terra", não terá um molde tradicional, antes refletindo a mostrando a contemporaneidade do Porto.