Cultura

Uma centena de obras de mestres italianos e portugueses para ver no Museu Soares dos Reis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_DESENHOS_MESTRES_ITALIANOS_01.JPG

DR

A exposição “Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II: Itália e Portugal” inclui obras classificadas como Tesouros Nacionais e conta com o único exemplar de Leonardo da Vinci existente no país.

Até ao final do ano, está patente no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) a exposição “Desenhos de Mestres Europeus em Coleções Portuguesas II: Itália e Portugal”, que integra cerca de 100 desenhos produzidos por reconhecidos mestres italianos e portugueses.

Com curadoria de Nicholas Turner, um dos mais prestigiados especialistas internacionais na área do desenho, segundo a nota do MNSR, a exposição inclui obras classificadas como Tesouros Nacionais e conta com o único exemplar de Leonardo da Vinci existente no país, pertencente ao acervo do Museu da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Também integram a exposição alguns estudos e esboços preparatórios e visionários de António Domingos Sequeira, na sua maioria da coleção do MNSR.

O programa paralelo desta exposição contempla várias visitas guiadas, aos sábados – a próxima a 9 de outubro, seguida das do dia 13 e 27 de novembro e 11 e 18 de dezembro, sempre às 11 horas – acontecendo adicionalmente nos dias 28 de outubro, 11 e 25 de novembro e 9 de dezembro, às 17,30 horas. Haverá ainda um programa de conferências a anunciar, assim como atividades educativas.

Esta mostra, que resulta de uma parceria com o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR, retoma um percurso iniciado com as exposições “Desenhos de mestres europeus nas coleções portuguesas”, em 2000-2001, e “Cinco séculos de desenho na Coleção das Belas-Artes”, em 2011. Integrando peças provenientes de coleções nacionais, tanto públicas como privadas, com uma abrangência temporal entre o Renascimento italiano e a Escola Portuguesa do século XIX, reinterpreta as relações artísticas entre Portugal e Itália através de obras inéditas.